A importância da inteligência de dados para a sua IES

Em um mundo cada vez mais competitivo e repleto de informações, é essencial que as empresas utilizem métodos e ferramentas que as auxiliem na curadoria desses conteúdos, e consequentemente, na tomada de suas decisões. Além disso, o monitoramento constante da concorrência, também é ação imprescindível na busca por soluções mais estratégicas e manutenção da competitividade. É nesse contexto, que surge o conceito que chamamos de Business Intelligence (BI), ou, em português, Inteligência de Negócios.

Segundo o portal Administradores, Business Intelligence pode ser definido como:

“…o processo de coletar, processar, analisar e disseminar informações, cujo objetivo é ajudar os gestores a planejar e tomar as decisões estratégicas. É esse processo que transforma as informações existentes sobre um determinado assunto em inteligência acionável, ou seja, em algo que pode ser facilmente compreendido sempre que for necessário”.

Inteligência de dados e o mercado educacional

Foi-se o tempo em que os gestores tomavam decisões simplesmente com base em sua intuição, ou, nos chamados “achismos” oriundos de suas experiências. Na era da informação, ter acesso a dados certeiros e ao monitoramento constante de informações, que sejam de fato precisos e relevantes, pode ser o passo que define, ou não, o sucesso de uma organização. 

O setor educacional, como muitos sabem, é um mercado complexo e em constante expansão. Na última década, cresceu de forma significativa, o que reflete, cada vez mais, como é urgente o acesso à informações qualificadas nesse setor. 

Segundo dados da nossa plataforma, no ano de 2009, haviam 2.314 instituições de ensino superior em todo país, em 2019, esse número subiu para 2.608. Mas, o que surpreende mesmo são os números crescentes de locais de oferta em função do “boom” do EAD. Em 2009, haviam 4.050 locais de oferta em todo o território nacional, em 2019, esse número chegou a 20.445. Veja os gráficos abaixo:

Gráfico que mostra os números totais de IES de 2009 a 2019

Número de locais de oferta de 2009 a 2019

Como comentado anteriormente, o conceito de Business Intelligence compreende o processo de coletar, processar, analisar e disseminar informações para a tomada de decisão. No caso do setor educacional, estamos falando de dados oriundos das fontes oficiais da área, como o Ministério da Educação (MEC), e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), onde anualmente, são publicados dados estatísticos do setor. Conheça mais sobre os dados públicos clicando aqui. 

Um exemplo dessas publicações é o Censo da Educação Superior (Censup), existente há mais de 20 anos, o Censup é considerado o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as Instituições de Ensino Superior. A partir dele, os gestores e demais profissionais têm acesso a indicadores importantes, como, os números totais de alunos matriculados em cada instituição, número total de ingressos, candidatos, vagas, número de IES, locais de oferta, número de cursos, entre outras diversas métricas.

Além dos dados extraídos das fontes oficiais, há também outras informações que são extremamente relevantes, especialmente para o ensino privado, como a Pesquisa de Preços de Graduação e Pós. Como dissemos lá no início, monitorar a concorrência é fator imprescindível para a manutenção da competitividade de uma IES, auxiliando-a para a tomada de decisões mais assertivas.

Visão geral do perfil temático “Alunos” da plataforma Mercadoedu

Dados educacionais vivos

Grande parte dos dados educacionais, são apresentados ao público de maneiras bastante distintas, resultando em uma série de planilhas complexas, que acabam por tomar muito tempo do profissional responsável pela análise dessas informações. Nesse sentido, nosso trabalho aqui no Mercadoedu, consiste justamente, na extração, mineração e organização desses dados, de maneira a otimizar e simplificar o trabalho dos gestores. Em uma única ferramenta de BI, os dados da educação superior podem ser consultados de maneira rápida e intuitiva, a partir da construção de relatórios e dashboards, analisando o seu mercado e também o da concorrência.

Em poucos segundos, você consegue identificar os números totais de ingressos, matriculados e concluintes, de qualquer IES, cidade ou estado. Além disso, pode acessar os valores de mensalidades, renda familiar, market share, dados de perfil do aluno, mercado potencial, números de evasão, e muito mais.

Analisando e monitorando os dados da sua instituição, e também os da concorrência, você estará mais preparado para tomar decisões mais assertivas, e a agir com agilidade de acordo com as demandas do mercado. 

Quer saber mais como funciona o Mercadoedu? Então, marque uma demonstração conosco, clique aqui