Como obter dados confiáveis para a tomada de decisão?

Já houve um tempo em que os gestores usavam apenas a sua intuição e experiência para tomar as suas decisões mais importantes. Hoje, graças ao desenvolvimento da tecnologia, esse trabalho pode ser executado com mais segurança e agilidade. Ainda assim, é preciso ter cuidado na hora de escolher as fontes de dados que embasarão o futuro de uma organização.

Devido a infinidade de informações e conteúdos disponibilizados, principalmente na internet, alguns dados podem apresentar informações questionáveis e inconsistentes, gerando ruídos e dificultando a resolução de problemas.

Para ajudá-lo a enfrentar esse desafio, apresentaremos a seguir alguns aspectos que podem contribuir para a tomada de decisões mais assertivas da sua IES, a partir de dados seguros e confiáveis. Continue a leitura para saber mais!

O desafio de tomar grandes decisões

Tomar decisões nem sempre é tarefa fácil. Nesse artigo aqui, nós falamos sobre a importância da tomada de decisão e suas etapas, sugerimos a leitura antes de prosseguir com o texto. 

Mesmo com o apoio de dados seguros, definir os rumos de um negócio pode não ser uma atividade simples, e está diretamente ou indiretamente relacionada ao crescimento e/ou declínio da empresa.

Antes de tomar qualquer decisão é importante fazer um brainstorming de todas as opções disponíveis, avaliando quais são os melhores caminhos a serem tomados. Permita-se também testar algumas hipóteses, a fim de aperfeiçoar o seu olhar crítico diante dos problemas levantados.

Afinal, o que são dados?

Se você está começando nessa área agora, pode se assustar um pouco com a vastidão de informações que irá encontrar: dados primários, dados secundários, Big Data, machine learning – e essa lista só aumenta conforme você vai se aprofundando nos estudos. Mas, fique tranquilo que iremos lhe auxiliar nessa caminhada.

De forma simplificada, dados são valores atribuídos a algo. E esse valor não precisa ser necessariamente numérico, ele pode ser também no formato de conceitos ou uma posição em um mapa. Por exemplo, quando você utiliza uma rede social como o Instagram, você está gerando dados de localização, de contatos, de busca, entre outros. Assim como quando você utiliza algum aplicativo de rotas, que fornecem dados compartilhados por outros usuários, você também está acessando e fornecendo dados dos mais variados tipos. 

Existem diversos tipos de dados: qualitativos, quantitativos, categorizados, contínuos, etc. No entanto, quando falamos em dados voltados às decisões estratégicas e a análise de mercado, podemos frequentemente encontrar duas categorias: dados primários e dados secundários. Vejamos a seguir um pouco mais sobre cada um deles:

Dados Primários 

Os dados primários são os dados que você mesmo cria através de pesquisas, como por exemplo, a abordagem de pessoas, através de formulários, entrevistas, etc. Ou seja, dados que nunca foram coletados antes. 

Uma das vantagens de se trabalhar com dados primários é o seu controle sobre eles do começo ao fim da pesquisa. Porém, trabalhar com eles acaba se tornando mais cansativo e árduo, além de muitas vezes ser demorado e caro.

Na educação, essas informações podem ser utilizadas, por exemplo, para calcular a renda média da família dos estudantes, ou fazer cálculos de quantos alunos entraram via vestibular direto através de campanhas de marketing. 

Dados Secundários

Os dados secundários são aquelas informações coletadas através da pesquisa de outras pessoas. Geralmente são mais utilizados, pois otimizam muito o tempo de quem está utilizando-os, uma vez que já foram coletados por outra pessoa ou grupo.

Essa busca por dados tratados por outras empresas pode ser chamado de desk research e suas vantagens vão desde a praticidade e agilidade até abrangência da pesquisa.

Outra vantagem de utilizar dados secundários é o alcance da pesquisa que acaba chegando onde você não conseguiria, por exemplo, como as pesquisas feitas pelo IBGE, que acabam se tornando uma ótima fonte.

Encontrando fontes de dados seguros

As fontes de dados podem variar de inúmeras maneiras, podendo ir desde planilhas, bancos de dados, CRM, ERP, arquivos de texto, áudio, vídeo, até mesmo redes sociais e sites da internet. Além destes, temos também os arquivos disponibilizados em sites governamentais em que as informações ficam publicamente disponíveis, como por exemplo, o Censo Escolar, Censo da Educação Superior, estatísticas eleitorais, registros fiscais e de pesquisa, ou ainda, artigos de revistas renomadas em que os dados passaram por uma análise estatística.

Para ter acesso a dados confiáveis, além de sempre conferir se os mesmos são verídicos, você também pode realizar a sua pesquisa em sites e portais institucionais, governamentais, ou focados em pesquisas acadêmicas como Google acadêmico e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em se tratando de dados educacionais, a plataforma do Mercadoedu é atualmente a ferramenta mais completa do país! Nossa equipe trabalha diariamente fazendo a extração e mineração dos dados públicos da educação, de maneira a otimizar e simplificar a tomada de decisão. Em uma única plataforma, é possível ter acesso a dados de fontes como Censo Escolar, Enade, IGC, CPC, além de informações oriundas da nossa Pesquisa Nacional de Preço de Graduação e Pós. Saiba mais sobre os dados públicos educacionais acessando esse artigo aqui. 

Exemplo de dados públicos da área educacional, disponível no Mercadoedu

Considerações finais

Como vimos, é fundamental desenvolver um olhar crítico na hora de escolher as fontes dos dados que irão fornecer subsídios para a tomada de decisão da sua organização. Em um mercado cada vez mais rápido e em constante mudança, é fundamental que os profissionais de diversos setores, tenham agilidade e segurança no momento da tomada de suas decisões.

Caso tenha ficado alguma dúvida, basta entrar em contato conosco através do nosso canal de suporte ou, se preferir, pelas nossas redes sociais.