Entendendo o que são e para que servem os indicadores de desempenho

Para gerenciar qualquer empresa é necessário traçar decisões estratégicas, levando em conta as principais exigências internas e externas, analisando de perto a atuação dos concorrentes. Uma das principais ferramentas utilizadas para auxiliar os gestores nesse processo são os indicadores de desempenho

De forma resumida, os indicadores de desempenho (ou em inglês, Key Performance Indicators – KPI), são métricas utilizadas para avaliar a performance de um trabalho, que podem estar relacionadas ao planejamento estratégico de uma empresa, campanha ou projeto, por exemplo. Eles não apenas ajudam a organização a tomar boas decisões, mas também verificam o desempenho daquelas ações que já foram tomadas anteriormente. 

Indicadores de desempenho educacionais

No caso das instituições de ensino, essa premissa não é diferente. Nesse caso, os indicadores estão relacionados à performance da IES como um todo, assim como da qualidade do seu ensino, podendo verificar suas ações operacionais, financeiras, de gestão, mercado, captação, entre outras.

A seguir, citaremos alguns exemplos:

Indicadores de Mercado

Para quem está sempre de olho nas principais tendências e mudanças do ambiente externo, os indicadores de mercado são ferramentas essenciais para a tomada de decisão. Aqui podem ser incluídas análises sobre o número de alunos matriculados, número de alunos ingressos, concluintes, penetração de mercado, entre outros. 

Um exemplo do uso desses dados são os relatórios que você constrói através da nossa plataforma, como os indicadores predefinidos de Market Share e Sale Share. A partir do cruzamento entre eles, você consegue analisar a porcentagem de alunos matriculados x a porcentagem de alunos ingressos, além de outras informações. 

Entenda melhor como funciona esse indicador acessando nossos tutoriais: Qual é o Market Share? e Fundamentos do Market Share

Indicadores de Captação 

Nesse tipo de indicador é conferido a capacidade da IES de atrair novos alunos. Por meio dele é possível analisar a performance de cada curso ou instituição, considerando suas influências internas e externas. Indicadores como efetividade e potencial, candidatos por vaga, reposição, número de novas vagas, podem ser analisados.  

Indicadores de Evasão

Aqui também incluem-se aqueles indicadores fundamentais para entender a performance da IES. Nesse exemplo, temos o indicador Taxa de Evasão e Índice de Evasão disponível no Mercadoedu, em que é possível obter o percentual de alunos evadidos de acordo com o mercado analisado. Ou ainda, no caso do índice, a relação (em %) do total de alunos evadidos frente ao total de matriculados. 

Indicadores de Oferta

Os indicadores de oferta são fundamentais para avaliar o crescimento da quantidade de instituições, de seus cursos e mantenedoras. Através deles, você consegue analisar um mercado específico, ou até mesmo o desempenho da sua própria organização. 

No Mercadoedu, você pode analisar esses dados através dos indicadores pré-definidos de instituições, mantenedoras e cursos.