Taxa de Evasão x Índice de evasão

Um dos principais desafios das IES privadas no ensino superior é a EVASÃO, uma realidade delicada e que deve ser enfrentada. Para combater esta situação é fundamental analisar os dados de Taxa de evasão e Índice de evasão, para entendermos o seu comportamento, tanto no âmbito do aluno, quanto os movimentos do mercado.

Interpretar de maneira correta estes números, nos possibilita pensar em novas alternativas e ações que podem culminar na permanência dos alunos.

Taxa de Evasão

O indicador de taxa de evasão informa a quantidade de alunos evadidos das IES e cursos do país, neste indicador analisaremos a evasão total e a evasão proporcional.

Evasão total: percentual de evasão do item (IES, por exemplo) em relação ao total geral do relatório. A evasão total será o quanto por cento representa a contribuição de cada IES no número total de alunos evadidos do mercado analisa analisado.

Exemplo:

Considerando por modalidade nas cidades de PORTO ALEGRE e SÃO PAULO para os cursos de DIREITO e ADMINISTRAÇÃO e definindo como evadido apenas DESVINCULADO DO CURSO e TRANSFERIDO/A PARA OUTRO CURSO DA MESMA IES

Evasão proporcional: percentual de evasão do item em relação do total de alunos vinculados em qualquer situação ao próprio item. Lembrando que as situações do aluno no Censo são: Cursando, Formado, Desvinculado do curso, Matrícula trancada, Transferido para outro curso da mesma IES ou Falecido.

Exemplo:

Assim como o exemplo acima consideramos por modalidade em PORTO ALEGRE e SÃO PAULO nos cursos de DIREITO e ADMINISTRAÇÃO, porém definidos os evadidos como MATRICULA TRANCADA e DESVINCULADO DO CURSO.

Índice de Evasão

Diferente da taxa de evasão que apresentava dados de mercado e a evasão frente aos alunos vinculados em qualquer situação, o índice de evasão informa a relação (em %) do total de alunos evadidos frente ao total de alunos matriculados (alunos que apresentam as situações Cursando ou Formado).

É importante lembrar que podem ser consideradas as seguintes situações de aluno como situações de evasão: Matrícula trancada, desvinculado do curso e transferido para outro curso da mesma IES.

NOTA: Ao gerar os relatórios de evasão com o Curso como dimensão,  os alunos “Transferidos para outro curso da mesma IES” devem ser considerados. Se você está analisando a evasão em uma IES ou uma dimensão superior como cidade, não é necessário considerar o aluno na situação “Transferido para outro curso da mesma IES” como um aluno evadido.

Por fim, Taxa de evasão e Índice de evasão se complementam pois com eles é possível analisar a evasão frente ao total do mercado analisado, há todos os alunos vinculados e aos alunos matriculados.

Resultado da análise de taxa de evasão na cidade de Canoas.

Resultado índice de evasão na cidade de Canoas.

Lembrando que o índice de evasão pode ser maior que 100% pois se refere a uma fatia dos alunos vinculados em qualquer situação. Por exemplo, dos 100 alunos vinculados 60 são evadidos e 40 matriculados.

Boa Análise!