Qual o destino dos alunos evadidos?

A evasão no ensino superior está entre alguns dos principais problemas enfrentados pelas IES nos últimos anos. Para combater essa situação é fundamental analisar os dados que revelam os números dos alunos evadidos, para diagnosticar as causas e traçar estratégias ajustadas de retenção.

Nesse texto aqui, falamos sobre os indicadores de taxa de evasão e índice de evasão, fundamentais para analisar a quantidade de alunos evadidos de uma IES ou curso específico, e também sua relação (em %) diante do número de matriculados.

Porém, tão importante quanto analisar essas métricas, e também descobrir qual o destino desses alunos, ou seja, para qual curso ou IES eles vão, ou ainda, qual a sua situação após deixar a instituição.

Interior of an empty college class

Como exemplo, construímos um relatório usando como as IES Anhanguera e Estácio. Através do indicador predefinido de Migração, verificamos quantos alunos migraram do curso de Administração da instituição Anhanguera para a Estácio, qual o curso de destino deles, e qual a sua situação final (se o mesmo está cursando, formado, com a matrícula trancada, desvinculado ou transferido para outro curso na mesma IES). Nesse caso, foi considerado a série histórica de 2014 a 2019.

Migração do curso de Administração Anhanguera x Estácio

Como é possível analisar no relatório completo aqui, o maior parte dos alunos mudou do curso de Administração para a mesma graduação na Estácio, e se encontrava cursando a graduação no período analisado. Outros porém, estavam com a matrícula trancada ou haviam se desvinculado do curso. Outros ainda, migraram da graduação de Administração para os cursos de Direito, Gestão de Recursos Humanos, Ciências Contábeis, Letras, entre outros.

A partir dos dados gerados, é possível compreender melhor o comportamento dos alunos, assim como os movimentos do mercado e buscar corrigir possíveis falhas que geram a evasão.

Ficou com alguma dúvida? Não deixe de entrar em contato conosco pelo nosso chat dentro da plataforma, ou ainda pelas nossas redes sociais.