Tutorial: Conhecendo os Perfis Temáticos

Ideal para uma análise rápida e completa, os Perfis Temáticos do Mercadoedu contam com as principais informações sobre o mercado de maneira eficaz. Através deles, é possível obter dados por cidade, IES, curso, comparar gráficos de nível Brasil, analisar sua marca com a concorrência, entre outras possibilidades. O destaque dessa ferramenta é devido à simplicidade de parametrização, facilitando o seu uso.

Vejamos a seguir como acessar cada aba dentro dos perfis.

Acessando o Perfil Temático

O perfil temático pode ser acessado de duas maneiras. Na primeira, os resultados serão apresentados em relatórios a nível Brasil, e você pode redimensioná-los por estado, cidade, IES, local de oferta e curso. Ao selecionar uma instituição ou curso, por exemplo, é possível agrupar por outros pontos como modalidade e grau do curso, no mesmo perfil temático.

Outra maneira de acessá-los é utilizando a barra de busca principal, desta forma você direciona sua análise para uma pesquisa específica. Você pode buscar por um estado, cidade, IES ou curso.

Definindo suas preferências de mercado

Ao definir suas preferências de mercado o primeiro painel disponível será o comparar. Lembrando que a comparação será analisada dentro do contexto de parametrização utilizado.

Analisando os temas

O perfil temático conta com quatro abas (temas) distintas que se adequam a sua análise.

Alunos

Na aba de alunos você analisa os gráficos de crescimento, perfil do aluno, financiamentos estudantis, entre outros. Exclusivo do perfil temático, o funil educacional representa a proporção de candidatos para vagas e os ingressos frente aos concluintes no ensino superior.

Número de alunos a nível Brasil, 54,16% dos alunos estão no ensino presencial e 45,84% no ensino à distância em 2022

Instituições

Na aba de instituições, o destaque é o gráfico de crescimento do número de instituições atuantes. Esta funcionalidade permite conhecer o índice evolutivo das instituições de ensino atuantes.

Em 2022 o número total de IES subiu 0,82%.

Cursos

Na sessão de cursos, temos algumas análises relacionadas a cursos, em que aparecem os gráficos referente a crescimento e a quantidade de cursos ofertados, por grau e modalidade de ensino.

Em 2022 o número total de cursos subiu 4,41%.

Qualidade

Na última aba temos os indicadores de qualidade que analisam desde a quantidade de IES em cada conceito, ENADE e CPC, até as avaliações de IGC, mostrando a evolução das IES avaliadas no decorrer dos anos.

Importante: Até a presente atualização deste tutorial, não dispomos dos dados referentes a 2020, 2021 e 2022. 

No dia a dia o perfil temático facilita extremamente às suas análises, pois com ele você obtém dados completos em diversas áreas de forma rápida e prática. 

Se você tiver qualquer dúvida durante suas análises, não esqueça de nos contatar através do nosso chat/suporte dentro da plataforma, ou através das nossas redes sociais. Até a próxima!