Tutorial: Indicadores predefinidos de matriculados, ingressos e concluintes

O Mercadoedu disponibiliza indicadores predefinidos para facilitar a busca por informações, contribuindo para aprimorar as suas análises e tomar decisões mais assertivas. 
Neste tutorial, você verá como construir relatórios com os indicadores predefinidos de matriculados, ingressos e concluintes, muito úteis na hora de entender os movimentos do mercado de uma forma mais ampla. Continue a leitura para saber mais!

Indicador predefinido de matriculados

De acordo com o Censo da Educação Superior, são considerados alunos matriculados aqueles que estavam cursando ou já haviam se formado no ano em análise, independentemente do ano em que entraram na instituição.

É importante destacar que os alunos listados como formados são contabilizados como matriculados porque mantiveram uma ligação ativa com a instituição durante aquele ano, mesmo após terem concluído o seu curso até a data de referência do Censo.

Para acessar este predefinido, basta clicar no botão “Relatórios” disponível no menu lateral esquerdo da overview e depois selecionar “matriculados” na lista de indicadores.

No campo “ver por” logo abaixo da série histórica, selecione a opção que você desejar visualizar os dados: estado, cidade, nome do grupo educacional, sigla da IES, nome da IES, categoria administrativa, nome do curso, modalidade ou grau do curso. Você pode selecionar todos os apenas um, caso deseje.

Após isso, selecione os demais campos caso queira realizar uma análise específica um determinado mercado, seja uma IES, cidade, estado, modalidade, ou outros.

Vejamos abaixo um exemplo, levando em consideração a série histórica de 2020 a 2022, visualizando os dados por Nome do estado, IES, Categoria Administrativa, Nome de Curso, Modalidade do Curso e Grau do Curso.

Conforme é possível analisar no relatório completo aqui, o ano de 2022 registrou um aumento considerável no número de matriculados, atingindo o pico de 9.440.77 alunos. O que representa um crescimento de 456.941 matrículas em relação ao ano anterior.

Indicador predefinido de ingressos

O número de ingressos corresponde a todos os alunos que realizaram sua primeira matrícula no ano do Censo. Mesmo que esses alunos tenham abandonado ou alterado a sua relação com a instituição de ensino ao longo do ano, eles permanecem contabilizados como ingressantes naquele ano. Em outras palavras, suas circunstâncias não afetam sua condição de alunos ingressantes.

Assim como os dados de matriculados, aqui também é possível visualizar as informações por: Nome do estado, IES, Categoria Administrativa, Nome de Curso, Modalidade do Curso e Grau do Curso. Para acessá-lo, clique no botão “Relatórios” disponível no menu lateral esquerdo da overview, assim como o indicador anterior, e depois selecione “ingressos” na lista.

Vejamos a seguir outro exemplo, levando em consideração a série histórica de 2019 a 2022, selecionado o Nome do Estado, Nome da Cidade, IES, Nome do Curso e Modalidade do Curso. Também consideraremos somente o mercado de ensino privado, na modalidade EAD.

Conforme pode ser visto no relatório completo aqui, em 2022, o número total de ingressos no ensino privado no EAD subiu 25,03% em relação a 2021.

Indicador predefinido de concluintes

O indicador predefinido de concluintes é uma medida pré-estabelecida para acompanhar quantos estudantes completam seus cursos dentro de um certo período. Esse indicador é importante para entender o sucesso dos alunos e avaliar a qualidade dos programas educacionais da faculdade, ajudando a melhorar estratégias para manter os alunos e a qualidade do ensino.

Para acessar este predefinido, basta clicar no botão “Relatórios” disponível no menu lateral esquerdo da overview e depois selecionar “concluintes” na lista de indicadores

Vejamos um exemplo, considerando a série histórica de 2019 a 2022, com seleção dos campos de de Nome do Cidade, IES, Nome do Curso e Modalidade do Curso. Consideramos também somente os cursos de Administração, Marketing e Processos Gerenciais no ensino privado, na cidade de Curtitiba/PR.

Conforme é possível analisar no relatório completo, em 2022 houveram 1.953 alunos que concluiram esses cursos, sendo que a PUC-PR é a instituição privada que mais teve alunos concluintes em 2022 no curso de Administração.

Considerações finais

Os indicadores predefinidos de matrículados, ingressos e concluintes oferecem uma visão abrangente do cenário educacional, revelando informações amplas sobre o ciclo acadêmico. Ao analisá-los, é possível compreender o fluxo de estudantes ao longo de suas jornadas educacionais.

Esses indicadores não apenas fornecem um retrato do percurso dos alunos, mas também ajudam as IES a entender tendências, identificar áreas de melhoria e avaliar a eficácia de seus programas. É fundamental considerar esses dados ao planejar estratégias para aprimorar a qualidade educacional e o suporte aos estudantes, visando promover um ambiente acadêmico mais produtivo e de sucesso para todos os envolvidos.

Se tiver qualquer dúvida durante suas análises, não esqueça de nos contatar através do nosso chat/suporte dentro da plataforma, ou através das nossas redes sociais. Até a próxima!