Indicador Predefinido de Evasão: Total e Share

Para especificar melhor os relatórios de evasão o mesmo foi partilhado dando ênfase para os relatórios Taxa de Evasão (TE) e Evasão (Share), compreender os relatórios de alunos egressos são tão importantes quanto relatórios de entrada. Sabendo que a evasão é um dos principais dilemas nas IES privadas e com isso é fundamental usufruir do máximo de ferramentas possíveis. A seguir iremos ver a diferença entre Taxa e Share e como é calculado o Share.

Taxa de Evasão (TE)

O indicador de Taxa de evasão informa o percentual de evasão do item em relação ao total de alunos vinculados em qualquer situação. Primeiro vamos entender quem são os alunos vinculados em qualquer situação para chegar no nosso resultado final. 

Os alunos vinculados em qualquer situação são a soma de todas as situações do aluno no Censo, sendo elas: Cursando, Formado, Desvinculado do curso, Matrícula trancada, Transferido para outro curso da mesma IES ou Falecido

Entendendo este ponto podemos constatar que o resultado da Taxa de Evasão é a soma de todas as situações de e evasão multiplicado por 100 e dividido pelos alunos vinculados em qualquer situação. 

Neste exemplo consideramos os cursos de Administração, Psicologia e Direito na rede privada de Porto Alegre.

Abaixo a representação do cálculo de Taxa de Evasão

Lembrete: Ao gerar o cálculo no formulário avançado do mercadoedu no campo equações você pode selecionar nas opções avançadas Percentual: Sim neste caso não é necessário multiplicar por 100.

Agora ficou mais fácil não é? Já que descomplicamos a taxa de evasão vamos para o indicador de Evasão Share.

Evasão Share

Um pouco diferente do indicador de TE o indicador predefinido de evasão share informa o percentual de evasão do item (IES, Curso, Modalidade por exemplo) em relação ao total geral do relatório. Mais precisamente a evasão share será o quanto por cento representa a contribuição de cada (IES,Curso) no número total de alunos evadidos do mercado analisado.

Ao entendermos o como funciona o cálculo tudo fica mais simples, o cálculo de Share é soma dos resultados do mercado analisado (Curso, IES) multiplicado por 100 e dividido pela soma dos resultados de todo o mercado. 

Vamos seguir com o mesmo cenário: Porto Alegre, Administração, Direito, Psicologia e Categoria Administrativa Privada.

O resultado total do nosso relatório no cenário acima é de 17.342 alunos, nossa equação ficará desta forma:

Finalizamos entendendo que Taxa de Evasão é a porcentagem frente aos alunos vinculados em qualquer situação, já a Evasão Share é a fatia frente ao total do campo que está sendo analisado. Ao analisados juntos é notável que se complementam possibilitando conhecer a fundo o campo dos evadidos e com isso se antecipar em estratégias para manter e conquistar novos alunos.

Boa análise!