Analisando o mercado de cursos técnicos

Os cursos técnicos preparam os estudantes com conhecimentos práticos e habilidades específicas para atender às demandas do mercado de trabalho atual. No contexto brasileiro, a necessidade por profissionais com formação técnica tem sido crescente, e estudos indicam um possível apagão desses especialistas em 2024. 

Investir em cursos técnicos não apenas expande o leque de opções educacionais das instituições, mas também contribui para a economia do país. Esses cursos são uma resposta direta às necessidades do mercado, fornecendo profissionais altamente qualificados e prontos para ingressar em setores da indústria.

Pensando nisso, nós criamos um dashboard exclusivo com alguns dos principais indicadores do mercado de cursos técnicos disponíveis no Mercadoedu. Através dele, você e a sua equipe poderão analisar dados de oferta e a demanda da sua instituição e também da concorrência. Acesse indicadores como quantidade de escolas e cursos, públicos ou privados, e dados como número de alunos por curso, escola e modalidade. 

Continue a leitura para saber como acessar e utilizar esta valiosa ferramenta!

Acessando o dashboard e editando os seus dados

Passo 1

Para acessar o dashboard de cursos técnicos vá até a overview do Mercadedu e clique na sessão de “dashboards” disponível no painel inferior onde ficam armazenados todos os seus relatórios. Depois, clique no botão “ver dashboards modelos” para visualizar as opções disponíveis. 

Passo 2

Na lista, procure pelo dash com o título “Mercado – Técnicos” e clique no ícone de olho à direita para apenas visualizar os dados e fazer consultas. Caso queira editar suas informações e customizar ainda mais o seu painel, clique nos quadrados ao lado para cloná-los.

Com o arquivo duplicado, você terá acesso às configurações do mesmo e poderá alterar seus widgets. Para compreender melhor como editar um dashboard, veja este tutorial aqui. Edite ou inclua outros indicadores se preferir, e deixe o seu painel ainda mais personalizado. 

Dica: você também pode apenas visualizar o dash e fazer consultas através do seu link público disponível aqui. 

Passo 3

Após isso, você poderá utilizar a barra de abrangência do painel para consultar dados de oferta e demanda de qualquer estado, cidade, instituição ou curso específico. Não esqueça que é necessário escolher ao menos uma capital na lista de abrangências disponível no menu superior para definir a sua consulta. 

Caso tenha ficado com alguma dúvida durante a leitura desse tutorial, não esqueça de nos contatar através do nosso chat/suporte dentro da overview da plataforma, ou através das nossas redes sociais. Até a próxima!