Acessando o Armazém de Dados do Mercadoedu

Toda vez que você efetua o seu login no Mercadoedu, o primeiro módulo que você tem acesso é o Armazém de Dados. Nele, você encontrará os principais dados do ensino superior, do ensino básico até a pós-graduação.

Ideal para análise do ambiente externo, por meio dele é possível criar os relatórios mais essenciais para a tomada de decisão, identificando as tendências de mercado e da concorrência. Através dos recursos de análise e mineração, você também cria relatórios, indicadores e gráficos com segurança e rapidez.

Vejamos a seguir um pouco mais sobre cada uma de suas funcionalidades.

Conhecendo a overview

Neste tutorial aqui, nós explicamos como acessar todas as funcionalidades disponíveis na nossa página de entrada do sistema. Nela estão dispostos todos os relatórios, downloads e fórmulas disponíveis na sua conta. Nessa mesma página, você também visualiza os demais módulos do sistema, caso os tenha adquirido, entre outros recursos que nossa marca disponibiliza.

Criando relatórios 

No menu lateral esquerdo, clique no ícone “Relatórios” para acessar o campo de relatórios disponível. Ele é composto pelas abas: graduação, pós-graduação, ensino técnico, ensino básico e mensalidades.

Vejamos um pouco sobre cada uma delas.

Aba graduação

Na aba de graduação, você tem acesso aos principais dados do ensino superior do país, oriundos de estudos públicos da educação, como o Censo da Educação Superior – CENSUP, e o Instituto Brasileiro de Estatística – IBGE.

Nesta sessão você encontrará um relatório avançado, onde são geradas as análises mais complexas por meio da combinação de métricas e indicadores já prontamente disponíveis. Aqui, você poderá cruzar as informações livremente, consultando dados a nível nacional, ou também por cidade, estado, IES, modalidade, entre outras possibilidades.

Logo abaixo, você encontrará a nossa lista de Indicadores Predefinidos, que nada mais são do que as métricas mais utilizadas como insumo para a tomada de decisão. Na prática, trazem mais praticidade na hora de analisar os números por meio do campo “ver por” disponível.

Confira abaixo alguns exemplos dos relatórios de graduação que podem ser criados:

Matriculados e ingressos por modalidade a nível Brasil, de 2015 a 2022

Aba pós-graduação

Composta pelo relatório avançado de pós-graduação, nesse espaço estão as métricas de pós, como: total de alunos, ingressantes, matriculados, número de titulados, entre outras.

Semelhante a aba de graduação, aqui você também escolhe as métricas que deseja analisar, assim como com quais dimensões e restrições cruzá-las.  

Conheça mais sobre os relatórios da pós-graduação e veja o passo a passo de como construí-los nesse tutorial: Gerando dados de pós-graduação.

Aba ensino técnico

Composta por um relatório avançado e os indicadores predefinidos de Market Share e Taxa de Crescimento (TCA e TCAA), nesta aba você encontra dados referentes ao ensino técnico brasileiro.

Oriundos principalmente do Censo da Educação Básica, você pode analisar dados como: total de alunos, total de turmas, quantidade de cursos, escolas, total de docentes, entre outras informações relevantes.

Aprenda mais sobre eles no tutorial: Relatórios #12: Alunos no ensino técnico.

Quantidade de cursos e escolas técnicas por região

Aba ensino básico

Formada por um relatório avançado e os indicadores predefinidos de Market Share, Taxa de Crescimento (TCA e TCAA), e Etapa de Ensino, nesta seção estão todas as informações sobre o ensino básico brasileiro.

Destacamos aqui principalmente os dados do predefinido de Etapa de Ensino, muito útil para obter informações separadas por série escolar, EJA e magistério. Veja mais sobre ele aqui. 

Aba mensalidades

Na aba mensalidades você poderá obter os dados da nossa pesquisa interna de preços. Você poderá visualizar os valores de mensalidades de pós-graduação e criar relatórios estratégicos em relação a precificação da sua IES. A atualização ocorre semestralmente.

Perfis temáticos

Além do botão de relatórios acima mencionado, no Armazém de Dados do Mercadoedu você também encontra o botão de “Perfil Temático” no menu lateral esquerdo. 

Os perfis temáticos nada mais são do que dashboards prontamente criados por nossa equipe, e atualizados com os dados mais recentes disponíveis na plataforma.

Dashboards

Outra funcionalidade muito importante que pode ser encontrada no Armazém de Dados são os dashboards. Como são comumente conhecidos, os dashboards nada mais são do que painéis em que você visualiza uma grande quantidade de informações de forma mais otimizada e abrangente. Geralmente, eles são utilizados para passar um maior número de informações de modo simplificado, porém estratégico.

Para saber entender mais sobre os tipos de dashboards do Mercadoedu, bem como as suas funcionalidades, veja esse tutorial.

Student analyzing educational data graph, Academic performance and calculating learning data for educational growth target and improvement milestones, Strategy for effective learning decision

A plataforma de dados educacionais mais completa do país

Como vimos, o Armazém de Dados é um dos módulos mais completos no que diz respeito à análise e o acesso aos dados educacionais. Para além dele, temos também um módulo de Georreferenciamento, ideal para identificar o seu mercado potencial e mapear a evasão. E um módulo de Estratégia de Preço, inteiramente voltado para a oferta de mensalidades de graduação de todo o país.

Caso tenha ficado com alguma dúvida durante a leitura desse tutorial, não deixe de falar conosco através do nosso chat/suporte disponível dentro da nossa plataforma, ou ainda, através das nossas redes sociais. Até a próxima!