Relatórios #12: Alunos no ensino técnico

A educação técnica no Brasil desempenha um papel fundamental no nível médio de ensino, buscando capacitar e especializar os jovens em áreas específicas do conhecimento. Ao contrário das graduações, que se concentram em conhecimentos teóricos, o ensino técnico tem como objetivo principal oferecer uma formação prática e especializada, preparando os estudantes para ingressar no mercado de trabalho.

Embora o ensino superior seja mais popular entre os estudantes, o ensino técnico continua sendo uma escolha valiosa para aqueles que buscam obter uma qualificação de forma mais rápida. Sua ênfase na formação prática proporciona uma vantagem competitiva no mundo profissional.

A fim de compreender a realidade do mercado de ensino técnico no país, vejamos alguns números a seguir:

Evolução do total de alunos no ensino técnico nos últimos 10 anos

O ensino técnico no Brasil vem crescendo pouco a pouco. Quando analisamos a série histórica dos últimos 10 anos (gráfico acima), percebemos um aumento gradual no total de alunos. Entretanto, a procura por esse nível de formação ainda é menor em relação ao total de alunos do ensino superior. Dados como os citados pela Revista Exame nos mostram que apenas 8% dos estudantes optam pelo ensino técnico no Brasil.

Número de escolas que oferecem ensino técnico

Se analisarmos o número de escolas técnicas disponíveis, não podemos deixar de citar seu crescimento que em 2020 chegou a 7,58%, totalizando 6.043 unidades. O que significa um aumento de quase 10% desde 2017.

Outro número interessante é o total de cursos técnicos disponíveis atualmente no país, que totalizam 196. São Paulo é o estado que mais disponibiliza cursos em seu território, e Roraima o estado com menos. Para acessar o dashboard completo com os números clique aqui.

Em se tratando de público-alvo, conseguimos ver uma diferença na quantidade de mulheres e de homens que frequentam os cursos técnicos no Brasil. O mesmo cenário foi visto dentro da educação superior relatado no Relatório #8, em que abordamos a evolução do público feminino nas IES. 

Público feminino dentro dos cursos técnicos, onde apresentou um crescimento de 0,53% nos últimos 3 anos

Como podemos observar, os dados revelam um crescimento contínuo na busca dos jovens pelo ensino técnico, especialmente a partir de 2019, quando o Ministério da Educação lançou o programa Novos Caminhos, destinado a incentivar o ensino técnico e investir na demanda dos jovens por essa modalidade de formação.

Esses números evidenciam a relevância do ensino técnico como uma opção atrativa para os estudantes, proporcionando qualificação específica e rápida inserção no mercado de trabalho. O programa Novos Caminhos desempenha um papel fundamental nesse contexto, estimulando a ampliação da oferta de cursos técnicos e fortalecendo essa modalidade de ensino.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida durante o texto, não hesite em entrar em contato através do nosso canal de suporte. Até a próxima!