Gerando dados de pós-graduação: saiba mais!

A Capes é responsável pela divulgação dos dados de Stricto Sensu, isto é, Mestrado e Doutorado. Apesar de não coletar tantas informações quanto o Censup, é possível  mapear este mercado em ascensão. Há pouco tempo a Capes divulgou os dados de 2019, e eles já se encontram disponíveis no Mercadoedu.

Com o avanço da Pós-Graduação no Brasil, é primordial apurar o máximo de informações disponíveis. Atualmente, é possível obter dados como: total de alunos, total de matriculados, ingressantes, faixa etária e muitos outros.

Lembrete: em 2018, foi aprovada no congresso nacional a Lei i nº 13.709/2018 que assegura o sigilo dos dados pessoais. Dessa forma, atendendo aos requisitos da lei, a Capes deixou de divulgar o sexo do aluno. Entretanto os anos anteriores continuam com essa informação disponível.

Acessando os dados

Após efetuar o login com o seu usuário e senha, você se depara com a Overview de sua página inicial. Nela, há diversos ícones de acesso rápido como por exemplo, o ícone de criação de relatórios.

Para gerar um novo relatório, basta clicar no ícone “Relatórios” no menu à esquerda da ferramenta. Você será direcionado ao formulário avançado do ensino superior, altere para o formulário avançado de Pós-Graduação abaixo, e você encontrará métricas disponíveis. Basta selecionar a que melhor lhe atende.

Importante:

Métricas: É o resultado numérico esperado para a consulta, ou seja, as métricas são a base para a sua análise.

Equações: Nas equações você pode criar indicadores compostos, permitindo uma relação matemática entre as métricas do relatório de acordo com as necessidades do índice a ser gerado.

Dimensões: Nesse campo é definida a forma com que os dados serão apresentados. Você pode selecionar quantas dimensões forem necessárias em seu relatório.

Restrições: É onde você informa condições para limitar sua consulta de acordo com os seus interesses e com a informação desejada.

Neste exemplo abaixo, estamos analisando o mercado privado de pós na cidade de São Paulo por faixa etária. Observe que a maior concentração de alunos matriculados é entre os alunos de 35 a 39 anos, contudo o maior crescimento foi entre os alunos de 45 a 49 anos.

A partir do cenário acima podemos chegar a diversas possibilidades. Entre eles, analisando a rede pública frente à rede privada, em que no setor privado temos o maior acúmulo de alunos entre 35 a 39 anos, e na rede pública a faixa etária predominante é entre 25 a 29 anos. 

Essa ferramenta é importante para que você entenda melhor o mercado de pós-graduação, defina onde estão os alunos e quais as suas áreas de maior interesse. Com base nos dados, é possível traçar seu público alvo e por meio destas informações e criar estratégias junto à sua equipe acadêmica.