Indicadores Predefinidos de Financiamentos

Neste tutorial você aprenderá como utilizar os indicadores predefinidos de financiamento do Mercadoedu. Atualmente, existem quatro deles: PROUNI, Taxa Prouni, FIES e Taxa Fies

Para acessá-los, entre na overview do sistema e clique no botão “Relatórios” disponível no menu lateral. Vá descendo a lista de Indicadores Predefinidos até chegar nos Indicadores de Financiamentos. 

Vejamos agora como criar seus relatórios em cada um deles. 

1. Prouni – Programa Universidade para Todos

Como é comumente conhecido, o Prouni é um programa do governo brasileiro que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. 

Por meio do Indicador Predefinido Prouni, você terá uma visão abrangente das bolsas oferecidas, destacando o número de bolsas integrais e parciais, podendo visualizar as informações por curso, cidade, estado, IES ou modalidade específica. 

Para criar o seu relatório, selecione a série histórica que deseja analisar. Ela vai de 2009 a 2022, conforme publicações do Censo da Educação Superior – Censup

Após isso, selecione as informações que mais se mais adequam a sua consulta. No campo “ver por”, selecione como você deseja visualizar os dados. Você pode filtrá-los ou ainda adicionar alguma restrição caso seja do seu interesse.

Clique aqui e veja um exemplo de análise em que selecionamos a cidade de São Paulo/SP, e as informações de nome do curso e série histórica de 2015 a 2022.

Total de alunos com financiamento Prouni integral na cidade de São Paulo, de 2015 a 2022

Ao clicar nos botões azuis disponíveis no relatório, você ainda tem a possibilidade de visualizar os dados Prouni das bolsas parciais ou integrais. 

2. Taxa Prouni:

O Indicador de Taxa PROUNI representa a relação entre o número de bolsas do Programa Universidade para Todos – Prouni oferecidas por uma instituição de ensino e o total de vagas disponíveis para determinado curso ou área de conhecimento. 

Esse indicador é essencial para avaliar como as bolsas Prouni estão distribuídas em uma instituição, fornecendo insights sobre a acessibilidade das mesmas em diferentes cursos.

Para selecionar o seu relatório, siga os mesmos passos do indicador anterior e selecione a série histórica a qual deseja analisar, seguido do campo “ver por”. Se preferir, selecione uma IES, curso, ou cidade/estado específico. 

Vejamos a seguir um exemplo o qual consideramos a instituição Estácio, os cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis, a cidade do Rio de Janeiro/RJ, e a série histórica de 2019 e 2022

Taxa Prouni dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis na Estácio/RJ, de 2019 a 2022

Como podemos observar no relatório completo, vemos uma queda nas taxas Prouni em ambos os cursos, de 2019 a 2022, indicando mudanças nas políticas de seleção ou aumento na concorrência. Direito e Administração têm taxas mais altas, sugerindo maior demanda por bolsas. 

3. FIES – Fundo de Financiamento Estudantil:

O FIES é um programa do governo brasileiro que oferece empréstimos estudantis a estudantes de graduação com dificuldades financeiras. Ele cobre despesas com mensalidades, materiais e livros. O objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior para alunos de baixa renda.

Para analisar o número absoluto de alunos com financiamento do FIES, selecione o indicador predefinido FIES e escolha a série histórica que deseja pesquisar, assim como os demais dados presentes no formulário. 

Veja abaixo um exemplo deste relatório, selecionando no campo “ver por”: IES. Nos demais, consideramos a cidade de Belo Horizonte/MG, de 2018 e 2022. Clique aqui para visualizar o relatório completo. 

Total de alunos com financiamento FIES na cidade de Belo Horizonte, de 2018 a 2022

4.Taxa FIES

O Indicador Predefinido de Taxa FIES mostra a porcentagem dos alunos com FIES em relação ao total de alunos com financiamento. Assim como a Taxa PROUNI, este indicador pode ser usado para avaliar como está sendo a distribuição do programa governamental. 

Clique aqui e confira um novo exemplo, em que selecionamos no campo “ver por”: nome da cidade e curso. E nos demais, a cidade de Porto Alegre/RS em 2020, 2021 e 2022. 

A taxa de alunos com FIES em Porto Alegre, entre os anos de 2020 e 2022 registrou uma queda de 73,49%.

Ainda ficou com alguma dúvida?

Neste tutorial, você aprendeu como utilizar os indicadores predefinidos de financiamento do Mercadoedu. Com instruções claras sobre acesso e criação de relatórios, obtemos uma visão abrangente das bolsas de estudo e empréstimos estudantis.

Se tiver qualquer dúvida durante suas análises, não esqueça de nos contatar através do nosso chat/suporte dentro da plataforma, ou através das nossas redes sociais.