Tutorial: Formulário Avançado do Ensino Técnico

Neste tutorial, você aprenderá como utilizar o Formulário Avançado do Ensino Técnico do Mercadoedu. Com base em dados provenientes do Censo Escolar, essa funcionalidade possibilita a extração de diversas análises relevantes para o seu mercado, sendo uma contribuição valiosa para o seu processo de tomada de decisão. Continue a leitura para saber mais!

Para acessar o formulário avançado do ensino técnico, clique no ícone “Relatórios” disponível no menu à esquerda da overview. Após isso, selecione a a categoria “Ensino Técnico” e, em seguida, escolha a opção “Avançado” para continuar.

Vejamos agora um passo a passo para criar o seu relatório.

Passo 1

Primeiramente, dê um nome ao seu relatório e, depois, selecione a série histórica que deseja analisar. 

Passo 2

Após isso, escolha a métrica que melhor se adapta à sua pesquisa.

Passo 3

No passo três, selecione a dimensão desejada para visualização e adicione restrições específicas para obter insights ainda mais detalhados. 

Passo 4

Por último, salve e visualize o seu relatório para verificar o resultado da análise. 

Dica: para saber mais detalhes de como salvar e encontrar os seus relatórios, clique aqui.

Exemplo

Vejamos agora um exemplo, em que selecionamos a série histórica de 2021 a 2023, e a métrica total de alunos. Nas dimensões, optamos por nome do curso, e como restrição, foi adicionada somente a cidade de Gravataí/RS

Como é possível observar no relatório completo aqui, houve uma queda considerável no total de alunos matriculados de 2020 a 2021, havendo um forte crescimento em 2022. De 2022 a 2023, houve redução de apenas -1,4% no número total de alunos. 

Ainda ficou com alguma dúvida? 

Neste tutorial, aprendemos como utilizar o relatório avançado de Ensino Técnico. Se tiver qualquer dúvida durante suas análises, não esqueça de nos contatar através do nosso chat/suporte, ou ainda, através das nossas redes sociais.