Tutorial: Indicador Predefinido de Motivo de Escolha da IES

O Indicador Predefinido de Motivo de Escolha da IES tem como objetivo analisar o motivo de escolha de um aluno por uma determinada IES. Ele informará a porcentagem de estudantes que escolheram aquela instituição de acordo com cada motivo, classificando-o em diferentes motivos, como: preço da mensalidade, qualidade/reputação, gratuidade, possibilidade de ter bolsa de estudo, facilidade de acesso, proximidade da minha residência, foi a única onde tive aprovação, ou outro motivo.

Criando um novo Relatório

Para criar um novo relatório, clique no ícone “Relatórios” no menu à esquerda da overview do Mercadoedu. Vá descendo a lista de Indicadores Predefinidos até chegar nos Indicadores de Perfil de Aluno.

Passo 1

Nomeie o seu relatório e selecione a série histórica que deseja analisar.

Passo 2

Selecione o campo “ver por” para definir como os seus dados serão visualizados: sigla da IES, nome da cidade, nome do estado, nome do curso e modalidade do curso.

Passo 3

Você ainda pode escolher se deseja analisar algum estado, cidade, modalidade ou categoria administrativa específica. Caso não queira, basta deixar os campos em branco.

Passo 4

Por último, salve e visualize o seu relatório para verificar o resultado da análise.

Vejamos a seguir um exemplo que nos ajudará a compreender melhor como utilizar esse importante indicador.

Exemplo

Vejamos abaixo um exemplo, levando em consideração o ano de 2022, visualizando os dados por sigla da IES, nome de curso e o estado do Maranhão.

Motivo de Escolha da IES do estado do Maranhão em 2022

Como é possível visualizar no relatório completo aqui, o preço da mensalidade no curso de Administração foi o principal motivo apontado para a escolha da instituição UNIPLAN no estado do Maranhão, representando 4,45% do percentual total de alunos da IES.

A UNICID ficou em segundo lugar com o percentual total de 3,30% no curso de Gestão de Recursos Humanos, tendo como principal motivo de escolha o preço da mensalidade. Em terceiro lugar, ficou a IES UNICEUMA com um percentual de 2,46% no curso de Direito, que aprontou como principal motivo de escolha a qualidade/reputação da organização.

Lembrando que você sempre pode analisar um mercado ainda mais específico, selecionando apenas uma IES, ou um grupo, uma cidade, modalidade, ou outro dado detalhado.

Ainda ficou com alguma dúvida?

Neste tutorial, você aprendeu como utilizar o Indicador Predefinido de Motivo de Escolha da IES. Caso tenha qualquer dúvida durante suas análises, não esqueça de nos contatar através do nosso chat/suporte, ou ainda através das nossas redes sociais.

Até a próxima!