Dicionário Mercadoedu: principais termos e conceitos que você precisa conhecer!

Com o mercado educacional em constante expansão, trabalhar com dados é fator indispensável para qualquer instituição. No entanto, essa prática pode ser desafiadora para os profissionais que ainda não possuem essa cultura desenvolvida.

Atualmente, o Mercadoedu é a plataforma de dados educacionais mais completa do país. Através de suas ferramentas de análise e mineração, é possível gerar relatórios, indicadores e gráficos com clareza e rapidez, antecipando-se às oportunidades e ameaças do mercado.

Nessa publicação, vamos apresentar a você os principais termos e conceitos utilizados em nossos produtos e serviços. Esses são termos indispensáveis para quem deseja dominar por completo todas as funcionalidades das nossas ferramentas, e sair na frente com o assunto é tomada de decisão baseada em dados.

Você poderá consultar essa publicação sempre que desejar, tirando todas as suas dúvidas e aprendendo na prática junto com a gente. Vamos lá?

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Armazém de Dados

O Armazém de Dados é a principal ferramenta do Mercadoedu. Nele, estão armazenados todos os dados da educação, desde o ensino básico até a pós-graduação. Ideal para análise do ambiente externo, ele permite a identificação de tendências de mercado e o acompanhamento da performance da concorrência. Através dos recursos de análise e mineração, também é possível criar relatórios, indicadores e gráficos com segurança e rapidez.

Dashboards

Os dashboards são painéis em que você pode visualizar uma grande quantidade de informações de forma mais otimizada e abrangente. No Mercadoedu, essa premissa não é diferente. Os dashboards são geralmente utilizados para passar um maior número de informações de modo simplificado, porém estratégico. Para saber mais sobre os tipos de dashboards do Mercadoedu e suas funcionalidades, bem como construí-los, veja esse tutorial.

Dimensões

No Mercadoedu as dimensões servem para que você evidencie dados dentro de um panorama geral. Essa ferramenta lhe ajuda a exibir as informações contidas dentro das métricas e apresentá-las dentro do relatório gerado. Como por exemplo, ao dimensionar o “total de alunos” (métrica) pela modalidade de ensino. 

Vale ressaltar que quanto maior o número de dimensões selecionadas, maior será o número de dados apresentados no relatório, pois cada dimensão será um qualificador para as métricas selecionadas.

Equações

No Mercadoedu as equações trazem consigo a capacidade de criar indicadores compostos, permitindo uma relação matemática entre as métricas do relatório, de acordo com as necessidades do índice a ser gerado. Para entender melhor sobre esse recurso clique aqui

Fórmulas

Com as fórmulas você pode criar agrupamentos de restrições. É uma forma de personalizar o sistema e agilizar o seu trabalho. Ao invés de colocar uma série de restrições em cada relatório, você cria fórmulas agrupando as restrições que você mais usa como, por exemplo: cidades na área de abrangência, cursos da área de gestão, concorrentes, entre outras possibilidades. Para saber mais sobre como criar uma fórmula e utilizá-la em seus relatórios clique aqui.

Georreferenciamento

O Geo, ou Módulo Geo, é uma ferramenta essencial para definição geográfica da expansão e da oferta de cursos. Com ela, você pode analisar o mercado potencial, a aderência regional de cada curso e a distribuição dos locais de oferta, inclusive de seus concorrentes. Crie e visualize no mapa relatórios como: evasão, candidatos/vagas, efetividade, ocupação e mais, além de qualquer indicador que você criar no relatório avançado.

Indicadores

Como o próprio nome sugere, os indicadores são métricas que indicam o desempenho de um trabalho ou projeto específico. No ambiente organizacional, normalmente estão relacionados ao cumprimento de metas e objetivos do negócio, avaliando a performance organizacional, tendências, processos e melhorias. No Mercadoedu, os indicadores da educação já vem prontos e podem ser acessados através do botão de Relatórios no Armazém de Dados.

Indicadores Predefinidos

Os Indicadores Predefinidos são os indicadores mais utilizados e consolidados como insumo para tomada de decisão. Na prática, trazem mais praticidade na hora de analisar os principais dados educacionais, pois estão prontos e com sua disponibilidade mais destacada para o usuário final. Você pode gerar gráficos e relatórios a partir deles, sem a necessidade de utilizar o modo avançado, podendo dimensionar a busca no campo “ver por”. Veja tudo sobre eles nesse tutorial: Indicadores Predefinidos – Parte I

Métricas

É o conjunto de regras que presidem uma medida. No Mercadoedu, são as responsáveis por apresentar os dados educacionais quantitativos, ou seja, os números. Elas servem  de base para você tirar conclusões gerais da sua pesquisa. 

Em nossa plataforma, as métricas primárias poderão manipular dados de Enade, CPC, IGC, Oferta, Aluno, Finanças da IES, Pessoal Técnico, Curso e Docente, entre outros.

Métricas Secundárias

Assim como as métricas acima, as métricas secundárias têm uma função semelhante, a sua diferença está nos dados que passam a ser demográficos.

Um exemplo são os dados demográficos do IBGE, em que é possível utilizá-los com as métricas primárias, limitando-as às dimensões de município. A base demográfica conta com resultados de população total, renda per capita, faixas etárias, pessoas com graduação, e mais. 

Overview

Em tradução livre, overview significa “visão geral/panoramica”. Trata-se da tela inicial de acesso ao Armazém de Dados do Mercadoedu. Lá, você tem um resumo de todos os recursos disponíveis na ferramenta, além do acesso aos demais produtos da marca. Saiba mais: Conhecendo a Overview. 

Relatório avançado

O relatório avançado é o local em que são geradas as análises e relatórios mais complexos, através da combinação de métricas e indicadores já prontamente disponíveis, tudo em um único lugar. Esse recurso é composto por uma série histórica, seguida de métricas, métricas secundárias, equações, dimensões, restrições, além das sessões de avançado, visualização e organização. 

Restrições

As restrições dentro da plataforma tem como objetivo de filtrar os dados conforme a necessidade apresentada pelo usuário. Como por exemplo, ao selecionar os dados de alunos matriculados em todo Brasil, que ocorrerá sem o uso de uma restrição. O usuário pode restringir por seu estado de interesse, entre outras possibilidades.

Visualização analítica

Seu nome bem intuitivo já deixa claro sua principal função, analisar. Essa ferramenta conta com diversas funcionalidades dentro da plataforma e é bastante utilizada devido o seu poder de apresentar um grande número de informações. Além disso, conta também com recursos gráficos diferentes, conforme a necessidade do usuário. Se quiser saber mais sobre esse e outros tipos de visualizações, clique aqui.

Visualização de mapa

A visualização de mapa é um recurso que permite visualizar os dados em determinada região, onde os pontos serão os locais de oferta que terão seus tamanhos apresentados conforme o peso do local na métrica selecionada. Para saber sobre como visualizar seus dados em modo de mapa veja esse texto aqui.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre algum termo, basta entrar em contato conosco através de nosso canal de suporte, ou ainda, através das nossas redes sociais. Até a próxima!