Qual a diferença entre métricas e indicadores?

Se você trabalha com dados a algum tempo, certamente já ouviu falar desses termos. Porém, se você está começando nesse mundo agora, talvez ainda se sinta um pouco perdido(a) sobre alguns conceitos.

Você sabe qual a diferença entre métricas e indicadores? Apesar de ambos estarem relacionados à análise de resultados, eles possuem diferenças básicas entre si. Enquanto as métricas agem mais no nível operacional de um negócio, os indicadores costumam trabalhar na parte tática.

Vejamos a seguir um pouco mais sobre cada um deles.

O que são métricas?

Resumidamente, métricas são medidas brutas de valor quantitativo, que estão subsidiadas aos indicadores, podendo conter medidas como valor, peso, quantidade e volume. 

No Mercadoedu, as métricas educacionais são apresentadas nos relatórios avançados em grupos divididos por assunto tais como: alunos, IES, ENADE, entre outros. 

Além disso, nossa plataforma também conta com as métricas secundárias, que são métricas de cunho demográfico liberadas pelo IBGE de tempos em tempos. 

O que são indicadores?

Quando falamos de indicadores, normalmente estamos falando dos Indicadores de Desempenho (ou em inglês, Key Performance Indicators – KPI). Neste artigo aqui, nós falamos o que são e para que servem, e citamos os principais indicadores presentes em nossa ferramenta. 

Como o próprio nome sugere, um indicador indica algo ou alguma situação específica. No ambiente corporativo, normalmente está relacionado ao cumprimento de metas e objetivos do negócio, avaliando a performance organizacional, tendências, processos e melhorias.

No Mercadoedu, podemos encontrar essa ferramenta de maneira otimizada logo abaixo do relatório avançado, em “Indicadores Predefinidos”. Como vemos abaixo, os indicadores  são compostos pelas métricas dispostas no relatório avançado.

A principal diferença é que aqui os relatórios são mais fáceis e simples de serem elaborados, além disso, o dimensionamento é feito no campo “Ver Por”, como mostrado na imagem abaixo.

Considerações Finais

Apesar das diferenças, tanto as métricas quanto os indicadores, são de suma importância na hora da tomada de decisão. As métricas servirão como base de identificação dos indicadores, sendo o primeiro passo após a estipulação das metas. Após isso, vem os indicadores com informações estratégicas que auxiliarão diretamente no desempenho da organização. 

Caso tenha alguma dúvida sobre o tema, basta entrar em contato conosco através de nosso canal de suporte, ou pelas nossas redes sociais. Até a próxima!