Como medir o sucesso de uma estratégia?

A estratégia é parte fundamental da vida de qualquer organização, seja ela uma empresa, uma instituição governamental ou até mesmo uma instituição de ensino. É ela que guia o caminho que o negócio deve seguir para atingir seus objetivos e alcançar o seu sucesso. No entanto, medir o seu êxito pode ser uma tarefa desafiadora, pois envolve avaliar diversos aspectos da mesma, desde os seus resultados financeiros, passando também pelas pessoas, cultura organizacional, missão, visão, entre outros pontos.

Neste texto, exploraremos como é possível medir o sucesso de uma estratégia, e o que você e a sua equipe devem fazer para chegar lá. Continue a leitura para saber mais!

Search, data analysis or black man hands on tablet in digital agency for company growth, strategy review or KPI graph chart in office. Startup worker for SEO analytics or planning company sale report.

Defina indicadores claros

Para medir o sucesso de uma estratégia, é essencial definir indicadores claros e mensuráveis. Esses indicadores podem incluir metas financeiras, como o aumento na receita ou redução de custos, mas também podem abranger aspectos qualitativos, como satisfação dos alunos, reputação da instituição e qualidade do ensino.

Acompanhe o alinhamento com os objetivos

A estratégia deve estar alinhada com os objetivos de longo prazo da IES. Medir o seu êxito envolve avaliar se os mesmos estão impulsionando a organização na direção certa em termos de missão, visão e valores. Reveja o seu plano estratégico e se preciso, faça pequenas alterações para garantir que as metas sejam cumpridas a curto e longo prazo. 

Satisfação dos Alunos e Feedback

Realizar pesquisas regulares para avaliar a satisfação dos alunos e coletar feedbacks sobre diversos aspectos, como qualidade do ensino, suporte oferecido, infraestrutura e recursos disponíveis. Essas ações ajudam a identificar áreas de melhoria e medir a eficácia das estratégias implementadas.

Taxa de Retenção e Conclusão de Cursos

Acompanhar a porcentagem de alunos que permanecem na instituição e concluem seus cursos é um indicador essencial. Isso reflete não apenas o compromisso dos estudantes, mas também na eficácia das estratégias de suporte e engajamento oferecidas pela organização. Veja mais sobre os nossos indicadores predefinidos de trajetória e permanência aqui

Reputação e Posicionamento no Mercado

Realizar pesquisas de mercado para avaliar a percepção da IES entre empregadores, ou outros profissionais da área, assim como estudantes e a comunidade em geral, pode ser uma ação interessante para garantir que os planos da instituição estejam alinhados. A sua reputação é um importante indicativo que impacta diretamente no sucesso ou fracasso da mesma. 

Analise os resultados acadêmicos

Para as instituições de ensino superior, os resultados acadêmicos são indicadores fundamentais de sucesso. Isso inclui taxas de graduação, desempenho dos alunos em exames, publicações de pesquisa e avaliações de programas acadêmicos. Veja mais sobre os nossos simuladores de IGC e CPC aqui. 

Hand choose king chess fight concept of challenge or team player or business team and leadership strategy or strategic planning and human resources organization risk management.

De olho em todas as variáveis

Como vimos, medir o sucesso de uma estratégia é uma tarefa complexa, onde os objetivos envolvem tanto aspectos quantitativos quanto qualitativos. Para isso, é necessário definir indicadores claros, alinhar estratégias com os objetivos da IES, analisar o envolvimento dos stakeholders, entre outros passos fundamentais. Esteja atento para que sua organização possa seguir todos eles e assim prosperar diante de todos os seus processos. 

Qualquer dúvida, não deixe de nos contatar no nosso chat/suporte, ou através das nossas redes sociais

Ainda não é nosso cliente? Clique aqui e agende hoje mesmo uma demonstração!