Dashboards: Entenda na Prática!

Share

Entre as diversas ferramentas que o Mercadoedu possui, estão as Dashboards. Você sabe como elas funcionam?

Através das Dashboards é possível criar painéis estatísticos customizados com diversos indicadores e consultas. Além disso, você pode criar um painel com informações relevantes para a sua análise e compartilhá-lo com outras pessoas na instituição.

Visão geral

Para criar uma dashboard, no overview da ferramenta basta clicar no botão “+” e selecionar a opção “Dashboard”.

  • Esta é a tela de edição da dashboard, onde você irá informar um nome para o painel, adicionar widgets e definir a abrangência da sua análise.

 

  • Widgets: os widgets são cada um dos quadros que irão aparecer no seu painel. Eles informam os dados de um relatório de acordo com a representação que você selecionar. É possível criá-los optando por diversos tipos de gráficos, ranking dos registros ou apenas com os valores das métricas utilizadas.
  • Editar abrangências: as abrangências do painel irão definir o cenário que você estiver analisando através de filtros de cursos, instituições, cidades e estados. São restrições que serão aplicadas em todo o painel.
  • Descrição do painel: você pode adicionar uma descrição para o painel. O texto informado na descrição estará disponível logo abaixo do nome no painel criado.
  • Usuários do painel: assim como os demais relatórios salvos no mercadoedu, você pode optar por compartilhar as dashboards criadas com os demais usuários da sua conta. Clique no botão “Usuários do painel” e selecione os usuários.

Criando uma abrangência

As abrangências são restrições que serão aplicadas em todo o painel e será o cenário a ser analisado. É necessário informar ao menos um conjunto de abrangências para que o painel seja passível de ser visualizado.

Para criar uma abrangência é só clicar em “Editar abrangências”.

Em seguida clique em “+ conjunto de abrangências”.

Agora você ira criar as suas abrangências para incluir aos Widgets.

No exemplo abaixo, além de definir a cidade iremos restringir pelo curso de administração.

Ao visualizar seu painel no campo destinado para alternar entre as abrangências, selecione as abrangências desejadas e clique em “Atualizar”.

O resultado do seu dashboard será um painel completo que você pode compartilhá-lo com outras pessoas na instituição.

Outro exemplo que podemos analisar é cruzamento de uma abrangência com outra, ou seja eu posso criar uma abrangência para um curso especifico e cruzar com as demais regiões.

Neste exemplo estamos cruzando a abrangência do curso de Administração com a abrangência da cidade de Porto Alegre


Definindo a abrangência da dashboard

Para definir a abrangência de uma dashboard, é necessário informar ao menos um conjunto de abrangências para que o painel seja criado. Todos os filtros aplicados aqui na abrangência do painel são somados às restrições específicas de cada um dos widgets. É possível criar mais de um conjunto de abrangências no mesmo painel, possibilitando alterná-los quando você estiver visualizando a dashboard pronta.

Conjunto de abrangências para o curso de Gestão de Recursos Humanos em Curitiba (PR).

 

Adicionando widgets

Para adicionar um novo widget, clique no botão “Add widget” e selecione a forma como você deseja representar os dados no painel: Número, para apenas informar o número da métrica do relatório; gráficos de linha, pizza, área, barra, coluna e crescimento; ou através de um ranking com os registros do relatório.

 

Editar os dados do widget

Para definir o relatório do widget, basta clicar no botão “+” (editar dados) e começar a montá-lo. A edição do relatório é semelhante ao relatório avançado do mercadoedu. Aqui você seleciona a série histórica desejada, a métrica que está buscando e como irá dimensionar esses dados. As dimensões e restrições no relatório do widget são opcionais, considerando que as abrangências do painel funcionarão como filtros (ou restrições) para todos os relatórios. Após adicionar um widget, você poderá nomeá-lo com o título

que será apresentado no painel.

  • Widget de crescimento para o total de alunos matriculados em IES Privadas por modalidade (2014-2017). As abrangências do painel serão aplicadas nos dados desse widget.

 

Você também pode reorganizar os widgets, como no vídeo abaixo.

 

Utilizar relatórios já existentes:

É possível também utilizar seus relatórios já salvos no mercadoedu para criar os widgets. Após criar um widget selecionando a forma de visualização dos dados, clique em “Editar dados” e logo após no botão “Usar relatório existente”.

Visualizando a dashboard

Com os Widgets criados e a abrangência do painel selecionada, clique em “Visualizar dashboard” para que o painel seja carregado.

  • Link público para compartilhamento: assim como nos relatórios avançados do mercadoedu, você também pode gerar um link público para compartilhar o seu painel com outras pessoas na instituição mesmo que não sejam usuários da ferramenta. Na visualização do painel, selecione o conjunto de abrangências (se houver mais de um) e utilize o link público disponível no cabeçalho da dashboard.

Assim como os relatórios no mercadoedu, as dashboards salvas em seu usuário podem ser acessadas no overview da ferramenta selecionando a aba “dashboards”:

 

Boa Análise!