Relatórios #01: Enade – Média das áreas avaliadas

Uma das principais funcionalidades do Mercadoedu é a criação de relatórios e dashboards, a partir dos principais indicadores educacionais existentes no mercado. Além disso, em quase todas as análises, é possível compartilhar publicamente os dados gerados, a partir dos links que ficam disponíveis no menu superior.

Pensando nisso, estamos lançando uma nova categoria aqui no blog chamada “Relatórios”, cujo objetivo é apresentar, de maneira resumida, algumas análises geradas a partir de indicadores fundamentais para o monitoramento do mercado educacional.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído em 2004 pela Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

Regularmente, o exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

Através do Enade, as instituições têm acesso a um importante mecanismo de avaliação das condições de formação de seus cursos e portfólios, contribuindo para possíveis melhorias e tendências do mercado. Os resultados possibilitam traçar um panorama de qualidade dos cursos e instituições de educação superior do país. (Fonte).

Média das áreas avaliadas (2018, 2015 e 2012)

Enade: Média das áreas avaliadas (2018, 2015 e 2012)

Com o Mercadoedu, é possível ter acesso a média das áreas avaliadas de todos os anos a partir de 2009, bem como, analisar somente a nota de um curso específico, de uma IES, cidade ou estado.

Clique AQUI para acessar o relatório completo com as médias das áreas avaliadas pelo Enade nos anos de 2018, 2015 e 2012.