Como impulsionar seu EAD através de um sistema de gestão de provas

A adoção de um SGP pode ser o primeiro passo para a evolução do seu EAD – e da instituição como um todo.

Uma gestão de provas eficaz é determinante para o sucesso de qualquer instituição de ensino, especialmente as que oferecem cursos na modalidade EAD. Seja para aulas presenciais ou online, ter um sistema de gestão de provas (SGP) é fundamental para quem está em busca de praticidade, agilidade e segurança.

Nos acompanhe na leitura para entender melhor como isso pode beneficiar a sua instituição a curto, médio e longo prazo.

O que é gestão de provas?

É o termo usado para designar a gestão de todo o processo avaliativo das instituições. Ele se aplica especialmente às provas propriamente ditas, mas também serve para gerenciar outras atividades e exercícios.

A importância das provas e os seus benefícios são amplamente conhecidos no processo educativo e já foram até motivo de estudos científicos. De acordo com a Association for Psychological Science, alguns deles são os seguintes, lá acompanhados pelos estudos correspondentes:

  • Desencadear processos produtivos de recuperação de informações;
  • Potencialização na transferência de aprendizagem;
  • Fortalecimento da memória de curto prazo para informações entre diferentes idiomas;
  • Melhoria no aprendizado graças à recuperação ativa de informações.

Esses são apenas alguns dos benefícios dos testes, os quais foram extraídos de estudos científicos, além do que é verificado na prática, como seu caráter formativo, cumulativo, somativo e diagnóstico.

Quando falamos sobre o EAD, porém, é preciso ter um planejamento ainda mais especial. Além de tudo que está envolvido na aplicação das provas, deve-se pensar na segurança e na comodidade dos alunos, o que influencia diretamente em sua satisfação em relação ao curso.

Neste caso, o SGP ganha um destaque ainda maior, já que recorre à tecnologia como um dos pilares do processo avaliativo, o que só tem a trazer benefícios.

Como um SGP ajuda na gestão de provas no EAD?

Por trazer um nível de inteligência incomparável à instituição de ensino, que passará a ter uma série de informações e insights altamente relevantes sobre todo o processo avaliativo e seus participantes.

Por ser uma parte crucial no ensino-aprendizagem, as avaliações merecem ser gerenciadas como tal, e ter um bom sistema tecnológico ao seu favor é a principal forma de fazer com que isso aconteça.

Alguns dos principais benefícios de optar por um sistema de gestão de provas são os seguintes:

  • Geração de dados e relatórios: ao invés de olhar apenas para as notas, você pode ter acesso a relatórios das questões das provas, o desempenho por aluno e por prova e até o desempenho por conteúdo da prova, o que ajuda a entender muito melhor quais pontos precisam ser reforçados no ensino.
  • Otimização de tempo: as provas podem ser geradas rapidamente, o que é muito mais prático do que ter que elaborá-las manualmente, em um processo enfadonho e que compromete boa parte da rotina dos professores.
  • Acesso a bancos de questões: com conjuntos de perguntas que podem ser escolhidas por conteúdo ou por níveis de dificuldade, a elaboração das provas torna-se ainda mais simples.
  • Aleatorização das provas: é possível escolher questões diferentes para as provas, o que reduz significativamente as chances de “cola”.
  • Maior segurança: com um bom sistema de gestão de provas, elas ficam ainda mais seguras. Elas são mantidas em sigilo e os documentos são armazenados na nuvem, ou seja, interceptá-los é praticamente impossível.
  • Facilidade na correção: as avaliações objetivas são corrigidas automaticamente, o que ajuda a eliminar uma atividade manual tão demorada. Além disso, por ser um processo automático, ele é isento de falhas.
  • Rápida divulgação dos resultados: a agilidade também se manifesta na divulgação das notas, o que acontece imediatamente após a correção. Isso elimina a necessidade de aguardar por um dia específico para a vista de provas.
  • Facilidade de uso: outro ponto que merece ser destacado é que um bom sistema de gestão de provas, além de completo, é simples de ser utilizado. Assim, os profissionais da instituição de ensino podem se adaptar rapidamente a ele, de modo que sua rotina seja o menos impactada possível durante este período de adaptação.

Um bom sistema de gestão de provas é um pilar para todo EAD

Quando se fala em EAD, é imediato remeter à tecnologia – afinal, é ela que possibilita que tal modalidade seja adotada com tanta praticidade. Para aumentar ainda mais a eficiência do complexo processo de ensino-aprendizagem, ter um SGP é simplesmente indispensável.

A Prova Fácil é uma empresa especializada em soluções para gestão de provas, as quais podem levar sua instituição de ensino para outro patamar. O destaque fica por conta do Prova Fácil Avaliações Regulares, ideal para proporcionar avaliações mais inteligentes e capazes de potencializar o desempenho de professores e alunos.

Com recursos modernos e eficientes, não restam dúvidas de que a escolha de um sistema de gestão de provas da Prova Fácil será um marco e tanto para o EAD de qualquer instituição de ensino.