Qual a importância da agilidade na coleta e análise dos dados?

O mercado atual está cada vez mais competitivo, e as empresas precisam encontrar maneiras de se destacar para sobreviver e prosperar. Um dos principais meios para alcançar este objetivo é através do uso de dados para traçar estratégias precisas e tomar decisões informadas.

Os dados permitem que as empresas entendam melhor seus clientes e mercado, identificando tendências e oportunidades. Isso pode ajudar a melhorar a eficiência operacional, aumentar as vendas e identificar novos mercados. Além disso, eles também podem ser utilizados ​​para avaliar o desempenho das estratégias existentes e fazer ajustes para maximizar os resultados.

No entanto, para obter o máximo proveito dos dados, as empresas precisam investir em tecnologias e ferramentas avançadas de análise. Isso inclui softwares de Business Intelligence (BI) e aprendizado de máquina, além de equipes treinadas para gerenciar e interpretar essas informações. Com essas ferramentas e conhecimentos, as empresas podem tomar decisões mais certeiras para alcançar seus objetivos no mercado altamente competitivo de hoje.

De onde vêm os dados?

É verdade que cada passo que tomamos hoje pode gerar informações valiosas que podem ser utilizadas para melhorar produtos e serviços específicos. A localização, fornecida por GPS, e os lugares que frequentamos, são exemplos de como esses dados podem ser usados ​​por empresas para campanhas de marketing e direcionar anúncios específicos. Isso é possível devido à grande velocidade com que esses dados são coletados, processados e analisados.

Na área educacional essa premissa não é diferente. Os dados educacionais estão em diversos lugares e são fundamentais para as instituições de ensino, pois permitem uma melhor compreensão do seu mercado e concorrência. Além disso, a velocidade com que são coletados e analisados, também faz toda a diferença no momento de estabelecer estratégias mais ajustadas. 

Por que ser ágil?

A agilidade é de vital importância no mercado atual, pois a concorrência também está atenta à coleta e análise de dados. Ferramentas como o Mercadoedu, auxiliam diretamente nesta tarefa, pois tornam o trabalho do gestor ou analista muito mais rápido, fácil e intuitivo. Um exemplo disso é o último Censo da Educação Superior – CENSUP, divulgado em 2022, cujos dados foram processados e disponibilizados em menos de 8 horas em nossa plataforma, trazendo grande agilidade na entrega das informações tratadas para os nossos usuários.

Mesmo com a ação do Big Data na filtragem de dados, o número de informações geradas diariamente é enorme e, além de analisá-las, é preciso interpretá-las. Instituições que investem em tecnologias para uma análise rápida dos dados possuem uma vantagem competitiva, pois conseguem prever mudanças no mercado, evitar possíveis riscos e responder rapidamente às demandas internas e externas. 

Considerações finais

Em resumo, a falta de auxílio da inteligência analítica pode trazer riscos internos que podem afetar diretamente a tomada de decisão e resultar em impactos negativos. Atualmente, a agilidade é quase um requisito básico para as empresas, pois a concorrência é acirrada e, se uma empresa não estiver preparada para atender aos clientes de forma rápida, a concorrência o fará. A velocidade com que as coisas mudam também exige adaptação, tornando a agilidade um dos fatores estratégicos mais importantes na coleta de dados e informações.

Caso haja alguma dúvida sobre o conteúdo abordado neste artigo, entre em contato através do nosso canal de suporte, ou através das nossas redes sociais. Até a próxima! 😊