Dados educacionais vivos para a tomada de decisão

Há mais de 10 anos em atuação, o Mercadoedu é atualmente a plataforma de dados educacionais mais completa do país! Com dados provenientes de órgãos oficiais como o INEP, MEC e IBGE, e de estudos próprios, como a nossa Pesquisa Nacional de Preços de Graduação e Pós, permite através de suas ferramentas de extração e análise, criar gráficos e relatórios, mapas com dados georreferenciados e fazer comparações com base em informações de instituições de todo o Brasil. 

Nossa metodologia

O mercado de educação possui muitas fontes de dados públicos à disposição, sendo o Censo da Educação Superior – Censup o principal. Esses dados são recolhidos por diversos órgãos para nortear políticas públicas, mas também podem ser utilizados para analisar o mercado: conhecer as instituições concorrentes, perfil do aluno, número de locais de oferta, market share, entre muitas outras informações. 

O problema é que essas bases de dados são muito volumosas e difíceis de trabalhar. A complexidade exigida na mineração, modelagem e higienização das bases e no cálculo dos próprios indicadores, praticamente impõe uma ferramenta específica. 

Em resumo, há um grande volume de informações divulgadas e para ter uma série histórica, que possibilite entender a evolução dos números, é necessário analisar vários anos de dados. Em outras palavras, não é o tipo de trabalho que possa ser feito no Excel sem que você abra mão de uma quantidade enorme de informações.

Solução completa em análise de dados educacionais

Nossas soluções 

Para auxiliar as instituições nessa importante tarefa, nós desenvolvemos uma plataforma completa, que fornece não apenas dados absolutos de mercado, mas também, possibilita que você e a sua equipe cruzem diversas informações importantes, gerando gráficos e relatórios com qualidade de consultoria em apenas alguns segundos. 

Vejamos um pouco sobre cada uma de nossas soluções: 

Armazém de Dados

O Armazém de Dados é a principal ferramenta do Mercadoedu. Por meio dele, você acessa grande parte dos dados da educação, do ensino básico até a pós-graduação. Ideal para análise do ambiente externo, permite a identificação de tendências de mercado e o acompanhamento da performance da concorrência. Com os recursos de análise e mineração, também é possível criar relatórios, indicadores e gráficos com segurança e rapidez. Saiba mais clicando aqui. 

Módulo de Georreferenciamento

O Módulo Geo é uma ferramenta essencial para definição geográfica da expansão e da oferta de cursos. Com ele, você pode analisar o mercado potencial, a aderência regional de cada curso, e a distribuição dos locais de oferta, inclusive de seus concorrentes. Veja mais aqui

Módulo de Estratégia de Preço 

A intensificação da concorrência no mercado EAD, o aumento do número de locais de oferta e as variadas políticas de precificação, trazem a necessidade de um acompanhamento mais frequente dos valores de mensalidade. 

Pensando nisso, disponibilizamos um módulo completo que possibilita acompanhar quase em tempo real, os valores de mensalidades de diversas instituições do país. Seu funcionamento é customizado de acordo com as necessidades da instituição. Você determina as marcas a serem monitoradas e nós entregamos esses dados semanalmente. Veja sobre aqui. 

Pacote de Dados – Graduação e Pós

Aderindo aos pacotes de dados, você poderá acessar os valores de mensalidades de todas as graduações e pós-graduações do país, direto na plataforma do Mercadoedu. Crie relatórios e tome decisões estratégicas em relação a precificação da sua IES. A atualização ocorre semestralmente, totalizando mais de 2 milhões de registros ao ano!

Pesquisas sob Demanda 

Nossa equipe também está apta a realizar pesquisas de mercado para atender demandas específicas. Informações de mensalidades de outros segmentos, como ensino básico e técnico, benefícios ou descontos oferecidos por concorrentes, assim como características de serviços, são alguns dos dados que podemos coletar. 

Setup inicial

Realizamos um processo de consultoria em que produzimos todos os relatórios mais importantes para o seu mercado. São cerca de 30 relatórios para cada curso oferecido pela instituição, que impulsionam a aderência da ferramenta aos processos da IES. 

Entre em contato e agende uma demonstração!

Como vimos, o Mercadoedu oferece diversas soluções para as instituição, seja na pós-graduação, no ensino superior, técnico ou básico. Com ele, você consegue elaborar estratégias muito mais precisas e tomar decisões com base em dados concretos de mercado. 

Para compreender como as ferramentas funcionam na prática, agende uma demonstração! Clique aqui e acesse o formuláriio disponívell, ou se preferir basta entrar em contato pelo e-mail e/ou telefone: contato@mercadoedu.com.br | (51)3094-2750. 

*Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.