Se você é um novo usuário ou já utiliza o Mercadoedu há algum tempo, pode ter algumas dúvidas específicas sobre os conceitos que empregamos no nosso dia a dia. Como uma plataforma completa e repleta de funcionalidades, o Mercadoedu possui terminologias próprias que podem ser desafiadoras para profissionais que ainda não estão habituados a trabalhar nela.
Nesse texto, nós descrevemos as principais palavras que utilizamos na nossa rotina e os seus significados. Neste novo artigo, você encontrará respostas às perguntas mais frequentes dos nossos usuários, que abrangem desde a origem dos dados disponíveis no Mercadoedu, até as diferenças entre seus diversos conceitos.
Continue a leitura para saber mais!
Índice
- 1 De onde vem os dados do Mercadoedu?
- 2 De onde vem e como são coletados os dados de mensalidades?
- 3 O que são os Indicadores Predefinidos? Qual a diferença do Relatório Avançado?
- 4 O que são os Perfis Temáticos?
- 5 Como são caracterizados os alunos matriculados, ingressos e/ou concluintes?
- 6 Qual a diferença entre Market Share e Sale Share?
- 7 Qual a diferença entre os Indicadores Predefinidos de Taxa de Evasão (TE) e Índice de Evasão?
- 8 Qual a diferença entre novas vagas e vagas remanescentes?
- 9 Como importar um arquivo do Mercadoedu em Excel? E como converter os parâmetros?
- 10 O que fazer se eu tenho dúvida sobre algum resultado mostrado em algum relatório?
- 11 Como compartilhar o meu relatório com outros usuários da rede? E como ver os relatórios que foram compartilhados comigo?
- 12 Ainda ficou com alguma dúvida?
De onde vem os dados do Mercadoedu?
Os dados que você encontra no Mercadoedu são oriundos das principais pesquisas públicas de educação, sendo o principal deles o Censo da Educação Superior – CENSUP. Além disso, também temos dados do Censo Escolar, IBGE, Enade, CPC e IGC. A cada atualização do Censup, um novo ano na série histórica é incluído – com exceção de alguns Indicadores Predefinidos.
De onde vem e como são coletados os dados de mensalidades?
Os dados de mensalidades do Mercadoedu são coletados de maneira manual e automatizada. Eles estão disponíveis através de atualizações semanais no módulo de Estratégia de Preço e por meio dos relatórios de mensalidades disponíveis no Armazém de Dados.
Caso a sua instituição não tenha acesso aos valores e queira adquirir este serviço, entre em contato conosco pelo nosso chat ou e-mail.
O que são os Indicadores Predefinidos? Qual a diferença do Relatório Avançado?
Os Indicadores Predefinidos são os indicadores mais utilizados e consolidados como insumo para tomada de decisão. Na prática, trazem mais praticidade no momento de analisar os principais dados educacionais, pois estão prontos e com sua disponibilidade mais destacada.
No Relatório Avançado, você tem a possibilidade de fazer quase todas as análises disponíveis nos Indicadores Predefinidos, porém, de uma maneira um pouco mais customizada. Ambos possuem os mesmos conceitos, apenas apresentam-se de maneiras distintas.
O que são os Perfis Temáticos?
Ideal para uma análise rápida e completa, os Perfis Temáticos do Mercadoedu contam com as principais informações sobre o mercado de maneira eficaz. Através deles, é possível obter dados por cidade, IES, curso, comparar gráficos de nível Brasil, analisar sua marca com a concorrência, entre outras possibilidades. O destaque dessa ferramenta é devido à simplicidade de parametrização, facilitando o seu uso. Para acessá-los, basta acessar o menu “perfis temáticos” disponível na overview da plataforma.
Como são caracterizados os alunos matriculados, ingressos e/ou concluintes?
Muito utilizadas em diversas análises, as métricas de alunos matriculados, alunos ingressos e alunos concluintes representam situações específicas dos estudantes. Em alguns momentos, podem gerar dúvida sobre como são caracterizadas. Vejamos a seguir:
Alunos Matriculados: são considerados alunos matriculados aqueles estudantes que, no ano de realização do Censo da Educação Superior, estavam na situação “cursando” ou “formado”, seja qual for o ano de ingresso do estudante.
Os alunos na situação “formado” são considerados como matriculados porque apesar de já terem concluído o curso até a data de referência do Censo, foram alunos com vínculo ativo ao longo desse mesmo ano.
Alunos Ingressos: O número de ingressos considera todos os alunos que efetivaram a sua primeira matrícula no ano do Censo. Se ao longo do ano eles evadiram ou mudaram seu vínculo com a IES de qualquer maneira, permanecem sendo ingressos naquele ano. Ou seja, a situação deles não altera o fato de serem alunos ingressos.
*Importante: Um aluno ingresso pode não ser matriculado, caso a situação dele tenha mudado de “cursando” para “desvinculado do curso”, ou “matrícula trancada” até o final do ano em que ele ingressou.
Alunos Concluintes: São os alunos que estão na situação “formado” na data de referência do Censo. Ou seja, o total de alunos que concluíram o curso no ano do mesmo.
O Market Share e o Sale Share são indicadores extremamente importantes para uma análise de mercado eficaz.
Como é comumente utilizado, o Indicador de Market Share representa a participação de mercado, medida em porcentagem, que uma organização possui. No Mercadoedu, ele representa a participação de uma IES ou curso no total de alunos ativos (matriculados), medida em porcentagem.
Já o Indicador de Sale Share representa a fatia de mercado dos novos alunos (ingressantes). Ou seja, o total de alunos ingressantes no ano do Censo por processo seletivo ou qualquer outro meio de ingresso.
Qual a diferença entre os Indicadores Predefinidos de Taxa de Evasão (TE) e Índice de Evasão?
Estes dois indicadores podem gerar dúvidas no momento de suas análises. Vejamos a diferença entre os dois:
Indicador Predefinido de Taxa de Evasão (TE): O Indicador Predefinido de Taxa de Evasão (TE) informa a quantidade (em %) de alunos evadidos das IES e cursos do país. Neste indicador é analisada a evasão total e a evasão proporcional, sendo:
*Evasão total: percentual de evasão em relação ao total geral do relatório. Será a porcentagem (fatia) que representa a contribuição de cada IES no número total de alunos evadidos do mercado analisado.
*Evasão proporcional: percentual de evasão do item em relação ao total de alunos vinculados em qualquer situação.
*Lembrando que as situações do aluno no Censo são: Cursando, Formado, Desvinculado do curso, Matrícula trancada, Transferido para outro curso da mesma IES ou Falecido.
Índice de Evasão: Já o Índice de Evasão informa a relação (em %) do total de alunos evadidos, frente ao total de alunos matriculados (alunos que apresentam as situações Cursando ou Formado).
Importante: Ao gerar os relatórios de evasão com o curso como dimensão, os alunos “Transferidos para outro curso da mesma IES” devem ser considerados. Se você está analisando a evasão em uma IES ou uma dimensão superior como cidade, não é necessário considerar o aluno na situação “Transferido para outro curso da mesma IES” como um aluno evadido.
Veja mais em: Taxa de Evasão X Índice de Evasão: entenda a diferença!
Qual a diferença entre novas vagas e vagas remanescentes?
Presente em diversas métricas, os conceitos de novas vagas e vagas remanescentes podem confundir devido a sua similaridade. Vejamos a diferença entre eles:
Novas Vagas: são caracterizadas como novas vagas aquelas vagas que foram autorizadas para aquele ano, e que são ocupadas por alunos de processos seletivos.
Vagas remanescentes: já as vagas remanescentes são consideradas as vagas não ocupadas que sobraram de anos anteriores, e que podem ser ocupadas por alunos via processo seletivo para vagas remanescentes.
Como importar um arquivo do Mercadoedu em Excel? E como converter os parâmetros?
Para importar um relatório em CSV do Mercadoedu para Excel é muito simples!
Nesse tutorial, nós fizemos um passo a passo de como relizar essa tarefa. Recomendamos que você leia o artigo completo e compreenda como fazê-lo antes de prosseguir.
Se você já fez a conversão e agora deseja modificar alguns dos parâmetros utilizados, recomendamos que utilize o nosso “Arquivo para conversão de parâmetros”.
O que fazer se eu tenho dúvida sobre algum resultado mostrado em algum relatório?
Caso você encontre qualquer divergência ou tenha dúvidas sobre algum dado específico apresentado em alguma de suas análises, a maneira mais rápida de falar conosco é através do nosso chat dentro do Mercadoedu. Nossa equipe de suporte estará disponível para atendê-lo de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Caso o seu problema não possa ser solucionado prontamente, o mesmo será encaminhado para o nosso time de desenvolvimento, que analisará a questão e retornará assim que possível.
Como compartilhar o meu relatório com outros usuários da rede? E como ver os relatórios que foram compartilhados comigo?
Para compartilhar os seus relatórios com os demais membros da sua equipe, basta acionar o botão “Compartilhar com a rede” na seção “Organização” ao final do seu relatório.
Caso queira mostrar a sua análise com outras pessoas não cadastradas no Mercadoedu, você pode encaminhar a URL pública do documento, que aparece no topo de cada um dos relatórios.
Ainda ficou com alguma dúvida?
Caso a sua dúvida não tenha sido contemplada aqui, não esqueça de nos contatar através do nosso chat/suporte dentro da overview do Mercadoedu, ou ainda, através do nosso e-mail, ou redes sociais.
Até a próxima!