Indicador Predefinido de Market e Sale Share

Neste tutorial, abordaremos o passo-a-passo de um indicador extremamente importante para a manutenção de qualquer instituição. Por meio dele, é possível verificar qual a participação de uma IES em um determinado mercado, ou ainda, de um curso específico, verificando sua evolução e/ou tendência. Você também pode analisar o quanto ambos podem estar em crescimento ou declínio e assim criar estratégias mais ajustadas.

Indicador Predefinido de Market Share

O Indicador de Market Share, como é comumente utilizado, representa a participação de mercado medida em porcentagem que uma empresa possui. Apesar desta ser uma expressão de origem inglesa, é bastante utilizada no Brasil e sua tradução significa quota de mercado, ou, parcela de mercado

O Market Share pode influenciar significativamente diversos aspectos de uma empresa, e com as instituições de ensino essa premissa não é diferente. No caso do Indicador de Market Share do Mercadoedu, ele representa a participação de uma IES no total de alunos ativos (matriculados), medida em porcentagem. Vejamos um exemplo abaixo.

De acordo com o relatório gerado, utilizamos como base o curso de Administração na cidade de Porto Alegre/RS. O Market Share foi calculado levando em consideração todas as IES do ensino privado do município que oferecem o curso na modalidade EAD.

Conforme observamos no relatório completo aqui, a instituição IDC aparece como aquela que mais cresceu no último ano, com 3,76% de mercado. Já a Uniasselvi, é a IES que mais perdeu espaço, com -6,98%.

Indicador Predefinido de Sale Share

Ampliando as possibilidades de análise, temos também o Indicador Predefinido de Sale Share, que representa a fatia de mercado dos novos alunos (ingressantes), ou seja, o total de alunos ingressantes no ano do Censo por processo seletivo ou qualquer outro meio de ingresso.

Se pegarmos ainda o mesmo cenário anteior e analisarmos os players, podemos notar uma maior parte dessa fatia em posse da Uniasselvi com 34,83% de mercado em 2020, e 47,60% em 2019. Em segundo lugar, temos a instituição Anhanguera, seguida da IDC e Fadergs em 2020.

Dados Vivos para a Tomada de Decisão

Como vimos, o uso desses indicadores se torna indispensável a partir do momento em que a instituição decide compreender o seu espaço no mercado, assim como o de seus concorrentes, buscando traçar estratégias mais ajustadas. São ferramentas como essas que auxiliam na tomada de decisão, fazendo com que mudanças positivas sejam implementadas ano a ano. Para aprofundar ainda mais os seus sestudos, sugerimos também a leitura do tutorial Indicador Predefinido: Fundamentos do Market Share.

Caso tenha ficado alguma dúvida em relação ao uso ou interpretação da ferramenta basta entrar em contato com a equipe pelo canal de suporte. Boa Análise!