Indicadores Predefinidos Parte II: Perfil do Aluno, Trajetória e Captação

Continuando a nossa série de tutoriais sobre os Indicadores Predefinidos presentes na plataforma do Mercadoedu, hoje vamos falar sobre os Indicadores dos grupos de Perfil do Aluno, Trajetória e Captação. Se você ainda não viu a parte I desta série, clique aqui para ficar por dentro. Mais adiante, falaremos também dos Indicadores Predefinidos de Evasão, Financiamentos, Acadêmicos e Simuladores.

Lembrando que esses indicadores são facilmente acessados através da página inicial do Mercadoedu no ícone “Relatórios”. Tratam-se dos indicadores mais utilizados e consolidados para a tomada de decisão.

Indicadores Predefinidos de Perfil do Aluno

Renda Familiar

O Indicador Predefinido de Renda Familiar por si só já é bem explicativo. Como o próprio nome sugere, ele é usado para medir a renda familiar do aluno abrangendo todos os integrantes da família. Nesse indicador, temos sete grupos de renda familiar e o não informado.

Entenda melhor utilizando analisando o exemplo abaixo:

Percentual de alunos por renda familiar dentro no estado de São Paulo nos anos de 2018 e 2019.

Indicadores Predefinidos de Trajetória

Os Indicadores Predefinidos de Trajetória permitem o acompanhamento dos alunos durante a integralização do curso, basta selecionar o ano de ingresso e acompanhar a trajetória dos alunos do curso informado ao longo dos anos seguintes. São eles:

Permanência

O Indicador de Permanência analisa a permanência dos alunos durante a integralização do curso e os motivos dos não permanentes, que podem ser: conclusão, desistência ou óbito.

Veja o exemplo:

Número de alunos que permaneceram e que desistiram do curso ao longo dos anos, considerando os ingressantes de 2018 da UNICAMP.

Trajetória

O Indicador de Trajetória mostra as taxas dos alunos que permaneceram, concluíram ou desvincularam-se da IES desde o ano de ingresso informado em relação ao total de alunos.

Veja o exemplo:

Porcentagem dos alunos que permaneceram, concluíram ou desvincularam ao longo dos anos, considerando os ingressantes de 2017 no estado do Piauí.

Taxa de Permanência (TPA)

O Indicador de Taxa de Parmanência (TPA) informará a taxa de permanência acumulada (alunos com vínculos ativos – cursando ou trancado) durante a integralização do curso, assim como o total de alunos que permaneceram.

Taxa de Conclusão Acumulada (TCA)

Esse Indicador informa a taxa de conclusão acumulada (alunos formados) durante a integralização do curso, assim como o total de alunos concluintes.

Total de concluintes e Taxa de alunos que concluíram desde 2017 (TCA) em Porto Alegre – RS.

Taxa de Desistência Acumulada (TDA)

O Indicador de Taxa de Desistência Acumulada (TDA) informa a taxa de desistência acumulada (alunos desvinculados ou transferidos) durante a integralização do curso, assim como o total de alunos desistentes.

Indicadores Predefinidos de Captação

Indicador de Efetividade e Potencial

No grupo de Indicadores Predefinidos de Captação, encontramos o Indicador de Efetividade e Potencial, que informa a porcentagem dos alunos que ingressaram via processo seletivo em novas vagas em relação ao total de inscritos em novas vagas, além de apresentar o saldo de novas vagas. Ele irá mostrar resultados apenas na modalidade presencial.

Veja o exemplo abaixo:

Total de alunos ingressos via processo seletivo de novas vagas (Ingressos no ano do censo – Vestibular + ENEM + Outro tipo de seleção) e Número de Novas Vagas no estado de São Paulo entre 2018 e 2020.

Taxa de Ocupação (TO)

Este Indicador revela o percentual de novas vagas (via processos seletivos) que foram preenchidas. Seus resultados abarcam também somente a modalidade presencial.

Veja o exemplo:

Taxa de ocupação (%) de novas vagas disponibilizadas no estado de São Paulo.

Candidatos por Vaga

O Indicador de Candidados Por Vaga, indica a relação entre os inscritos em novas vagas e o total de novas vagas.

De maneira geral, a concorrência pode ser medida com o cálculo simples do número de inscritos dividido pelo número de vagas ofertadas.

Por exemplo: em um concurso com 50 vagas e 10 mil inscritos, a relação é de 200 candidatos por vaga.

Veja o exemplo:

Candidatos por vaga no estado de São Paulo, com média de 0,79 de 2018 a 2020.

Índice de Reposição

O Indicador de Índice de Reposição, como o próprio nome já diz, mede a capacidade de reposição dos alunos. Verifica se a IES é capaz (maior que 1), ou não (menor que 1), de ingressar alunos na mesma proporção dos egressos (evadidos e concluintes). Aqui considera-se como evadido os alunos nas situações “Desvinculado do curso” ou “Transferido para outro curso da mesma IES”.

Veja abaixo:

Índice de reposição das IES do estado de São Paulo de 2018 a 2019.

Inscritos em Novas Vagas

Informa o número de inscritos em novas vagas via processos seletivos (Vestibular, Enem, Avaliação Seriada e/ou Processos Seletivos Simplificados).

Exemplo:

Total de alunos matriculados em novas vagas nas modalidades Presencial e EAD no estado de São Paulo de 2018 a 2020.

Inscritos em Vagas Remanescentes

Informa o número de alunos inscritos em vagas remanescentes, via seleção para vagas remanescentes (matrícula cortesia, admissão de diplomados, reingresso, transferências etc.).

Exemplo:

Total de inscritos em vagas remanescentes no estado de São Paulo de 2018 a 2020.

Novas Vagas

Apresenta o número de novas vagas que são destinadas via processos seletivos (vestibular, Enem, avaliação seriada e/ou processos seletivos simplificados).

Número total de novas vagas por modalidade de ensino no estado de São Paulo entre 2018 e 2020.

Vagas Remanescentes

Por fim, temos o Indicador Predefinido de Vagas Remanescentes, que apresenta o número de vagas remanescentes, que nada mais são do que as vagas de anos anteriores que nunca foram ocupadas, ou que foram liberadas por diversos motivos (como óbito, jubilamento, desistência e transferência interna/externa).

A forma de ingresso dessas vagas é via seleção para vagas remanescentes como por exemplo: matrícula cortesia, admissão de diplomados, reingresso, transferências, etc.

Veja o exemplo abaixo:

Total de vagas remanescentes em São Paulo nos anos de 2018 a 2020.

Por enquanto é isso, na parte III e última dessa série de tutoriais falaremos dos grupos restantes de indicadores predefinidos presentes em nossa plataforma.

Até a próxima!