Indicador Predefinido: Taxa de Crescimento de Matrícula: TCMA e TCMAA

O indicador de Taxa de Crescimento de Matrícula informa o percentual de alunos matriculados em função ao primeiro ano da série histórica selecionada e a taxa de alunos matriculados no ano anterior. Disponível na graduação, ensino básico e técnico, esse indicador permite visualizar amplamente o mercado e com isso criar estratégias para captação de novos alunos. 

Taxa de alunos matriculados ao ano (TCMA)

Informa a taxa de crescimento de matrículas nos anos seguintes ao ano selecionado da série histórica, ou seja ao selecionar de 2015 à 2018 a taxa de crescimento será em função de 2015.

Porcentagem de crescimento de matrículas nos cursos de Administração, Direito e Pedagogia na cidade de Porto Alegre em função da Taxa de alunos matriculados ao ano de 2015.

Taxa de Alunos Matriculados do Ano Anterior (TCMAA)

Esta funcionalidade informa sempre o percentual de crescimento referente ao ano anterior, ou seja ao analisarmos uma a série histórica de 2015 até 2018 a taxa de crescimento de 2018 será frente ao ano de 2017.

Taxa de crescimento de alunos matriculados do ano anterior de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro somente no setor privado

Além de ser possível analisamos as taxa de crescimento de determinado cenário, podemos criar relatórios como a taxa de crescimento de alunos matriculados de uma cidade ou modalidade.

Preenchendo o Indicador

O indicador de Taxa de crescimento de matrícula está localizado na lista de indicadores predefinidos, seu preenchimento de forma analita facilita o uso no dia a dia. 

No campo Ver Por selecione as dimensões que deseja, lembrando que as dimensões serão suas linhas no relatório. Nas abas de fórmula, cidade, curso e Ies informe conforme sua necessidade.

O diferencial deste indicador é poder informar se deseja analisar apenas os alunos Ingressos no ano do Censo ou todos alunos.

Podemos concluir que em Porto Alegre o curso de Administração de 2015 à 2018 teve uma queda de -3,70% nos alunos matriculados, já de 2017 para 2018 a queda foi de -2,80%.

Já em uma análise voltada para o crescimento das modalidades para os mesmos cursos de Administração, Direito e Psicologia. Tivemos um crescimento de 31,82% em 2018 na Educação a distância de 2015 à 2018, porém de 2017 para 2018 o crescimento foi de 6,97%.

 

Boa análise!
Até a próxima.