Indicador de Intervalo de Transição

 

O novo indicador de Intervalo de Transição disponível através dos dados do questionário ENADE, nos permite saber o tempo (em anos) que leva para um aluno concluir o ensino médio e ingressar no ensino superior.

Podemos analisar nosso indicador de diversas formas, a mais ampla é através do preenchimento completo do formulário, ou seja selecionando todas opções, em “Ver por” do relatório.

Por Exemplo:

1.  Selecione a série histórica e após insira todas dimensões disponíveis no campo Ver Por:

2.  Insira a Cidade, IES e os Cursos que deseje. Este campo pode-se deixar em branco porém seu relatório ficará muito extenso dificultando a visualização.

3.  Por último, caso necessário selecione o Grau do Curso, Categoria Administrativa e a Modalidade. Lembrando ao não selecionar uma das opções do formulário será considerado todas alternativas, ou seja caso deseje por exemplo apenas a modalidade presencial é necessário selecionar apenas esta opção.

Após basta visualizar seu relatório, caso deseja salvá-lo lembre de nomeá-lo no topo do formulário.

Resultado para o indicador selecionando todas opções no campo Ver Por exceto pelo sexo do aluno. Informamos o curso de administração só na cidade de Porto Alegre. Neste caso selecionamos apenas o ensino público.

 

Outro exemplo que podemos analisar é informando apenas uma dimensão no campo Ver Por, dessa forma você terá o intervalo médio de transição pela dimensão ou seja ao selecionarmos apenas a Cidade, teremos o tempo médio e transição na cidade de Porto Alegre. É possível seguir o mesmo exemplo considerando IES ou Cursos.

 

O resultado desse relatório informa que o em Porto Alegre o intervalo médio de transição é de 5,5 anos. Podemos concluir que ao sair do ensino médios os alunos de Porto Alegre levam 5,5 anos para entrar na graduação.

Boa análise!
Até a próxima.