Nome dos cursos no relatório de CPC

O relatório de CPC é calculado a partir da nota ENADE e uma série de outros componentes. Seus dados são analisados apenas por área do curso, e a partir de 2015 é possível distingui-los por curso.

Muitas vezes temos dúvidas de como gerar o relatório de CPC de forma a conhecer o nome do curso. Nesse tutorial vamos esclarecer como vincular os cursos do Enade e os cursos do Censo. Dessa forma será possível dar mais significado ao dados, integrando as informações acadêmicas do CPC com as informações de mercado do Censo da Educação Superior.

Primeiro iremos verificar o código do curso de graduação* para depois obter o nome do curso.

No formulário avançado usaremos as métricas CPC Contínuo e CPC Faixa. É possível usar apenas uma métrica, porém como queremos este relatório completo, deixaremos as duas.

Suas métricas ficarão assim:

O indicador de CPC avalia os cursos a cada três ano, ou seja os cursos avaliados em 2018 foram avaliando anteriormente só em 2015.

Nas dimensões é preciso selecionar Código do curso de graduação, assim será possível saber o código do curso que, posteriormente, nos possibilitará conhecer o nome do curso, modalidade, grau e outras dimensões referentes a curso.

Neste exemplo estamos restringindo apenas pela cidade de Porto Alegre.

O resultado do relatório será a nota CPC de todos os cursos avaliados em Porto Alegre, via código do curso de graduação.

Exemplo de relatório de CPC em Porto Alegre.

Nome do Curso e outras dimensões

Com os códigos de cursos de graduação gerados anteriormente no relatório de CPC, poderemos incluí-los como restrições de Código do curso em um novo relatório do formulário avançado. 

No exemplo abaixo usaremos a métrica de Total de alunos matriculados e nas dimensões deixaremos as principais dimensões referente a Curso.

Utilizamos as principais dimensões de curso, é possível incluir outras dimensões como Sigla da IES, Nome da IES.

As suas restrições deverão ficar  assim:

Perceba que são os cinco primeiros códigos do curso de graduação do nosso relatório de CPC

Desta forma você consegue saber exatamente de qual curso a nota CPC está se referindo.

*Os cursos que não tiveram pelos menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado. 

Boa analise!
Até a próxima