O Índice Geral de Cursos, ou apenas IGC, é um indicador de qualidade divulgado pelo INEP que avalia a qualidade das instituições de ensino superior. A nota é divulgada anualmente e em seu cálculo estão incluídos a média do CPC do último triênio, dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) também do último triênio, e a distribuição dos estudantes entre os níveis de ensino, graduação e pós.
Para atingir uma nota mais alta no índice geral de cursos (IGC), deve-se analisar os possíveis caminhos a seguir, e com isso criar estratégias para aumentar a qualidade da IES como um todo.
No Mercadoedu, você tem a possibilidade de consultar os resultados e criar cenários para descobrir o que mais pode influenciar na nota final do IGC. Se ao olhar para os números, percebemos uma mudança significativa, é possível planejar cenários de investimentos e melhorias.
Acessando o simulador
No Mercadoedu, temos duas formas de acessar o simulador do IGC. Começando pela página inicial, clique no “+” disponível no menu superior. Ou ainda, clicando no menu lateral “Relatórios”, você encontra o simulador de IGC no final da lista de indicadores predefinidos.
Acrescentando Cenários
Para começar, clique no botão ”+ cenário” para adicionar um novo cenário. Ao compará-lo, você pode incluir os dados utilizando um arquivo CSV com os dados prontos ou inserir as informações manualmente.
Para realizar uma simulação de forma manual é bem simples. Clique em “+ cenário” ou em adicionando um cenário, preencha os campos corretamente e salve. Você pode adicionar mais de um cenário e comparar os resultados.
Em uma simulação baseada nos resultados reais, após clicar em um novo cenário, não preencha nada e clique em importar arquivo. Mas, lembre-se que primeiramente temos que obter esses dados. Utilizando a plataforma, realize uma análise simples para gerar os dados necessários. Faça o download das informações em formato CSV, e em seguida no seu editor de planilhas, retire os cabeçalhos, rodapés, e demais dados desnecessários. Crie uma coluna para acrescentar o grau do curso, e salve essa planilha em CSV novamente.
Na imagem acima, podemos ver que após clicar em novo cenário, você tem a opção de importar um arquivo. Logo em seguida, a seguinte mensagem aparece, em que temos o exemplo de como devem ser incluídos os dados.
Para exemplificar, criamos um relatório no formulário avançado obtendo os dados necessários para a simulação do IGC. Nesse relatório, usamos como exemplo a IES Unilasalle e os cursos que têm nota Enade de 2021. Utilizamos as métricas total de alunos e CPC contínuo para obter as notas. Clique aqui para visualizar os resultados.
Comparando os Cenários
Ao usar um arquivo CSV, a tabela do cenário já estará preenchida, podendo ser usada como base de comparação, pois seus campos podem ser editados. Você pode criar cenários com outras IES ou usar os mesmos dados da base e ir mudando para comparação.
Para o primeiro exemplo, usamos os mesmos dados e apenas acrescentamos o número de matriculados, nesse caso, 100 alunos a mais em cada curso.
No comparativo, podemos ver que a quantidade de alunos mudou e que a nota aumentou de 3.45 para 3.47.
No segundo exemplo, excluímos alguns cursos da tabela que tinham menos de 100 matriculados. Essa mudança resultou na diminuição da nota para 3.42.
Não se esqueça de nomear e salvar a sua análise. Ela estará disponível na página inicial na aba “siimulações”. Assim,você poderá voltar a utilizá-la e acrescentar mais hipóteses para comparações futuras.
Sabemos que indicadores de qualidade são importantes para o sucesso de uma instituição, e isso demanda muito estudo e planejamento. Com os simuladores de CPC e IGC do Mercadoedu, você pode criar diversos cenários facilmente, e com isso, descobrir pontos de melhoria e planejar investimentos.