Sabemos que o Market Share é o principal indicador para análise de mercado, não só de ensino. Dando a devida importância para este indicador, o Mercadoedu criou o seu derivado: Fundamentos do Market Share, que traz sua relação com outros indicadores, como ingressos, evadidos, retenção e reposição. Para compreender, na prática, essa dinâmica, foi criado também a visualização de contexto.
Para criar um novo relatório é bem simples, basta clicar no ícone “Relatórios” no menu à esquerda da ferramenta. Você será direcionado para o formulário avançado do ensino superior, abaixo do lado esquerdo na lista de indicadores predefinidos alterne para Fundamentos do Market Share.
Visualização de Contexto
A finalidade da visualização de contexto é relacionar, semanticamente, indicadores com outros insumos que se complementam entre si e possibilitam o aprofundamento dos nossos estudos.
Players – Players são as instituições que atuam no mercado que têm ao menos um aluno vinculado.
Posicionamento no Mercado – O posicionamento no mercado determina o Sale Share, Market Share e o Loss Share. O Sale Share informa a porcentagem de ingressos dentro do mercado analisado, o Loss Share representa a porcentagem de evadidos, ou seja, quanto maior o crescimento do sale share conjunto da queda do loss share os resultados do Market Share serão positivos. Para se obter resultados de saldo é necessário informar mais e um ano na série histórica.
Desempenho – Nos painéis de desempenho, além de informações de retenção e a média dos dez melhores, é possível analisar se houve queda ou acréscimo na quantidade de alunos evadidos em relação ao total de alunos. A taxa de reposição apresenta a quantidade de alunos que foram repostos frente aos que deixaram a IES.
Comparar – O comparar assim como seu nome já determina, permite comparar dois resultados podendo ser comparada a uma IES, Curso e Grupo Educacional.
Neste exemplo abaixo é possível analisar os fundamentos do Market Share por Curso.
Por enquanto é isso, boa análise!
Até a próxima!
3 Responses
[…] Como vimos, o uso desses indicadores se torna indispensável a partir do momento em que a instituição decide compreender o seu espaço no mercado, assim como o de seus concorrentes, buscando traçar estratégias mais ajustadas. São ferramentas como essas que auxiliam na tomada de decisão, fazendo com que mudanças positivas sejam implementadas ano a ano. Para aprofundar ainda mais os seus sestudos, sugerimos também a leitura do tutorial Indicador Predefinido: Fundamentos do Market Share. […]
[…] Entenda melhor como funciona esse indicador acessando nossos tutoriais: Qual é o Market Share? e Fundamentos do Market Share. […]
[…] Como vimos, o uso desses indicadores se torna indispensável a partir do momento em que a instituição decide compreender o seu espaço no mercado, assim como o de seus concorrentes, buscando traçar estratégias mais ajustadas. São ferramentas como essas que auxiliam na tomada de decisão, fazendo com que mudanças positivas sejam implementadas ano a ano. Para aprofundar ainda mais os seus sestudos, sugerimos também a leitura do tutorial Indicador Predefinido: Fundamentos do Market Share. […]