Taxa de Adesão do Enade

A principal função do ENADE é avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.

O Indicador de Taxa de Adesão do Enade, permite analisar a porcentagem de alunos concluintes participantes, pelos alunos concluintes inscritos na prova Enade. Ou seja, é possível determinar o percentual de alunos, por IES, área e cidade, que de fato realizaram a prova. O mercadoedu traz dez anos de série histórica para proporcionar uma base sólida e completa dos dados. 

Lembrando que a inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição.

Taxa de Adesão na Prática

No canto inferior no menu acadêmico dos indicadores predefinidos selecione o indicador Taxa de Adesão do Enade.

O campo “Ver Por”, você definirá como deseja que seu relatório fique dimensionado, ou seja, será como seus dados serão apresentados. Quanto mais completo estiver o campo Ver Por, mais colunas e resultados seu relatório terá. Mas cuidado: relatórios muito extensos dificultam a visualização, por isso, é necessário gerá-los por downloads.

Para restringir por Cidade, Ies ou Área do Curso, utilize os respectivos campos abaixo do campo Ver Por.

Após isso, basta visualizar seu relatório. Para salvar é necessário nomear o relatório no topo do formulário.

Resultado da Taxa de Adesão Enade em Porto Alegre no setor público federal e estadual.

Perceba que analisamos por Nome da Área na primeira imagem, as primeiras linhas do ano de 2018, estão com 0% isso ocorre porque a área de avaliação é diferente de um ano para o outro. 

Ao deixar o campo 2018 decrescente é possível observar os resultados para a devida área de 2018.

O Conceito Enade é o principal indicador de qualidade, pois, é através dele que outros indicadores são possíveis, e poder acompanhar esta gama de dados é de enorme importância. Por meio destas informações será possível criar estratégias junto da equipe acadêmica, para elevar os resultados dos seus indicadores de qualidade.

Boa análise!
Até a próxima.