Muito se fala hoje em dia sobre as novas tecnologias e como elas têm impactado nossa vida pessoal e profissional. Com o avanço da popularização do acesso à internet, os dados passaram a ser vistos como ativos empresariais importantes, que auxiliam as organizações a alavancar seus negócios, construindo uma vantagem competitiva no mercado.
Hoje, mais do que nunca, temos acesso a uma enorme quantidade de informações, provenientes dos mais variados meios e canais. Ter intuição é importante para a tomada de boas decisões, porém, somente ela, não é mais suficiente para garantir o sucesso de um negócio.
Tecnologia Analítica
Nesse artigo aqui falamos um pouco sobre a importância da análise de dados no contexto do ensino superior e como ela é aplicada no dia a dia junto de nossa ferramenta. Com o acirramento do mercado educacional, novos desafios são lançados todos os dias. Para que os profissionais da educação estejam preparados para esse novo contexto, é necessário estar em constante atualização e antenados(as) a respeito das novidades disponíveis no mercado.
Através da adoção de uma tecnologia analítica que facilite a leitura dos dados e o cruzamento das informações disponíveis, as IES poderão traçar estratégias muito mais ajustadas e precisas, diante do atual cenário de incertezas.
Mais do que dados, inteligência!
No livro Inteligência de Mercado, de Eduardo Maróstica (2014 apud TEIXEIRA, 2009), a inteligência empresarial é descrita como a “capacidade de uma empresa de capturar, selecionar e gerenciar as informações relevantes para a gestão de um negócio”. Essa capacidade tem como seus principais objetivos:
-
- Criar um processo que contemple a inovação e a criação do conhecimento;
- Promover a redução de riscos na tomada de decisão e neutralizar as ações da concorrência;
- Provar capacidade no direcionamento assertivo na implantação de ações estratégicas para aumentar a competitividade da organização;
- Criar oportunidades para a prospecção e geração de novos negócios;
- Alavancar o processo de desenvolvimento de produtos e serviços, com base em informações confiáveis, eficientes e ágeis;
- Monitorar, analisar e prever, eficientemente, as questões relacionadas ao core business;
- Gerar valor aos negócios.
Fontes:
MARÓSTICA, E. (org). Inteligência de Mercado. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
TEIXEIRA, D. R., Rede de Valor para Inteligência Empresarial. Revista da ESPM, vol. 16, Edição nº 1, pg. 80-90, janeiro/fevereiro 2009. Disponível em: https://arquivo.espm.edu.br/
Considerações Finais
Como é possível perceber, é através dos dados que hoje temos acesso a diversos insights para a tomada de decisão, contribuindo para o ajuste e o surgimento de novas oportunidades em todos os setores. Além disso, é com base neles que podemos obter padrões de comportamento e identificar tendências de um determinado público, incluindo abordagens personalizadas para cada um dentro da sua jornada.
Através da coleta e análise de dados assertiva, a sua instituição pode remodelar e ofertar produtos e serviços melhores e mais específicos para o seu público, reduzindo assim as chances de evasão, e aumentando consideravelmente as possibilidades de sucesso.
Veja outros textos sobre o tema:
2 Responses
[…] a criar um plano de ação em que você se previne de possíveis ameaças. Leia o nosso artigo: Por que dados são tão essenciais? e entenda melhor essa […]
[…] a inteligência de mercado desempenha um papel fundamental, fornecendo insights valiosos e embasados em dados que auxiliam na tomada de decisões assertivas. Neste texto, exploraremos o conceito de […]