Em um ambiente cada vez mais complexo e competitivo, é necessário que as empresas estejam atentas às principais exigências e demandas de mercado, garantindo o crescimento e a competitividade do negócio.
A inteligência competitiva (IC) é a área da administração que tem o objetivo de captar e organizar informações referente ao ambiente externo das organizações, detectando possíveis oportunidades e ameaças. Sobretudo, trata-se de uma maneira proativa de obter informações do mercado, visando uma tomada de decisão mais estratégica. Clique aqui para compreender a importância da tomada de decisão nas empresas.
Conforme as autoras Elisabeth Gomes e Fabiana Braga revelam no livro Inteligência Competitiva: Como Transformar Informação em um Negócio Lucrativo, a IC é entendida como:
“ O resultado da análise de dados e informações coletadas do ambiente competitivo da empresa que irão embasar a tomada de decisão, pois gera recomendações que consideram eventos futuros e não somente relatórios para justificar decisões passadas.” (2001, p. 28).
Índice
Etapas da IC
A IC pode ser dividida em cinco etapas, que são: planejamento, coleta de dados, análise de dados, disseminação e avaliação. Vejamos a seguir um pouco sobre cada uma delas:
Planejamento
Essa é a primeira etapa em que serão identificadas as necessidades da IC. Aqui será mapeado todo o processo, de acordo com as principais metas e objetivos da organização. Esse momento é fundamental para que tempo e recursos não sejam desperdiçados ao longo do caminho, garantindo o avanço em cada etapa do ciclo.
Coleta de dados
Nessa fase o objetivo é buscar fontes confiáveis e éticas para a coleta dos dados. Nesse momento, ter um bom software que ajude no processo de refinamento dos dados é essencial. Em se tratando de dados educacionais, o Mercadoedu é a plataforma mais completa do país, clique aqui para entender um pouco mais sobre nossa área de atuação e metodologia.
Análise de dados
Na análise de dados, as informações obtidas anteriormente são analisadas, fornecendo insights preciosos para a tomada de decisão. É aqui que as informações começam a tomar forma, sendo interpretadas e integradas para a criação dos produtos e serviços da inteligência. Clique aqui para compreender melhor essa importante tarefa.
Disseminação
Na etapa de disseminação são formatados e compartilhados os dados analisados na etapa anterior. Para isso, utilizam-se diversos meios: relatórios, boletins, apresentações, sumários executivos, relatórios analíticos, entre outros documentos. O importante é compartilhar os resultados com todos os profissionais responsáveis da área.
Avaliação
Por fim, mas não menos importante, na avaliação considera-se todos os passos executados nas etapas anteriores. Observa-se se as metas estabelecidas na etapa do planejamento foram de fato alcançadas, buscando aprender com os erros para otimizar o ciclo da inteligência competitiva.
A IC na prática
Como vimos, o desenvolvimento da Inteligência Competitiva exige tempo e planejamento, não sendo diferente no mercado de ensino. Para isso, é importante que a organização considere investir em uma equipe de planejamento estratégico, para que todas as etapas possam ser colocadas em prática.
Vejamos um breve resumo das principais práticas para implementação da IC:
1 – Identifique as principais demandas da sua empresa e trace um plano de ação de acordo com as principais necessidades encontradas;
2 – Colete os dados através de um software confiável e ético;
3 – Analise as informações detalhando-as ao máximo para que todas as ações possam ser tomadas de maneira assertiva;
4 – Tenha uma equipe de profissionais preparada para lhe apoiar e gerar insights valiosos;
5 – Compartilhe as informações com todos os profissionais envolvidos para um diagnóstico preciso e inteligente;
6 – Identifique ameaças e oportunidades;
7 – Avalie constantemente os processos e atente-se a necessidade de alterações sempre que houver necessidade;
Por fim, não esqueça que a plataforma do Mercadoedu é uma grande aliada no processo de implementação da IC no mercado educacional. Afinal, os dados já estão consolidados e prontos para o uso.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco através das nossas redes sociais, ou através do nosso canal de suporte.