Série: Graduação EAD

Desde a popularização do acesso à internet banda larga, temos acompanhado uma migração de serviços para o ambiente virtual. Foi assim com os bancos, com o comércio, com o mercado musical e não foi diferente com o setor educacional. Este, tem apresentado ano após ano, expressivo aumento do número de  alunos no EAD. A modalidade é impulsionada pela praticidade, preço competitivo e a conveniência de reduzir a frequência de deslocamento dos alunos até a universidade.

Esse crescimento é tão empolgante, 57,03% nos últimos 5 anos, que atraiu inclusive as IES mais tradicionais. Em um momento inicial, estas viam a modalidade como uma alternativa de baixo custo e qualidade formativa inferior, que se justificaria somente para personas incompatíveis com as suas. Neste momento, estes mesmos players entram no mercado entendendo o ensino a distância como uma oportunidade de redução de despesas operacionais, de ampliação do mix de produtos e de aumento de seu mercado potencial. Muitas dessas instituições, que possuem marcas regionais fortes, têm trabalhado a modalidade dentro de seu alcance de marca e com forte preocupação na qualidade do serviço entregue. Essa postura contribui para diversificar os perfis de potenciais alunos e ampliar o target do setor.

O avanço expressivo apurado nos últimos períodos traz também alguns questionamentos importantes: Qual o limite para o mercado de educação a distância? Até quando é possível termos crescimento dos matriculados e qual o tamanho real do mercado?

A partir do dia 14/01, semanalmente, publicaremos análises de diferentes pontos de vista sobre esse mercado. Traremos números, gráficos e considerações sobre o momento e as possibilidades na Graduação EAD. Acompanhe, no nosso blog e mídias sociais!