Planejamento estratégico: tudo o que você precisa saber e como aplicá-lo

“uma organização sem planejamento corre o risco de se transformar em uma folha seca, que se move ao capricho dos ventos da concorrência”.

A frase acima foi descrita por uma das principais referências no campo de gestão de empresas e teórico da Harvard Business School, Michael Porter. A citação está impressa no seu livro Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústria e da concorrência, e exemplifica de maneira brilhante o que acontece quando uma organização não possui um planejamento bem definido. 

De forma resumida, o principal objetivo do planejamento estratégico é estabelecer caminhos para que sua empresa possa se tornar uma organização de sucesso, evitando prejuízos desnecessários. Isso quer dizer que uma organização que não possui planejamento estratégico, geralmente possui os seguintes problemas:

  • Não possui direção;
  • Tem dificuldades para resolver os problemas;
  • Não tem insumos que auxiliam a prever os movimentos do mercado;
  • Possui dificuldade para gerir e evitar com crises.

Desta maneira, o planejamento lida com a forma com que você e a sua equipe se organizam. Por ser uma ferramenta gestorial, ele cria meios de controle das atividades internas e externas, subsidiando insumos para tomada de decisão e antecipando as tendências de mercado. 

Mas, como colocá-lo em prática? Existem diversas etapas e ferramentas que podem ser seguidos, desenvolvidos por teóricos da área. Com base nisso, descrevemos a seguir, algumas etapas essenciais para construir o seu planejamento estratégico.

Definição da missão, visão e valores 

Essa é a primeira etapa do processo, que busca definir junto à sua equipe a missão, visão e valores da instituição. Neste nível, fica mais fácil compreender qual o futuro da organização, pois os planos serão baseados na concretização desses três tópicos da maneira mais fiel possível:

Missão: constará os motivos e relevâncias da existência da instituição; 

Visão: auxiliará a evidenciar quais são os objetivos gerais do caminho que a organização deseja alcançar;  

Valores: serão os aspectos éticos da empresa, que irão influenciar diretamente as decisões futuras.  

Análise do ambiente Corporativo  

Na análise do ambiente corporativo, você passa a se tornar ciente do cenário externo e interno da empresa. Ou seja, compreende qual é o alcance que a mesma possui em seu mercado. Para isso, existem diferentes ferramentas que podem auxiliá-lo nesse aspecto, entre elas, a análise SWOT, desenvolvida pelo americano especialista em gestão organizacional Albert Humphrey.

Fonte: https://www.cursospm3.com.br/blog/analise-swot-o-que-e-como-fazer-na-estrategia-de-produto/

Na análise SWOT, ou FOFA em português, Humphrey estabelece que os profissionais listem os fatores internos (positivos e negativos) que a empresa possui, ou seja, as Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses). E também, os fatores externos, as Oportunidades (Oportunities) e Ameaças (Threats).

A partir de uma análise honesta dos gestores, é possível analisar com mais clareza qual o atual momento da organização, e quais os objetivos e estratégias a serem estabelecidos, para que a mesma estabeleça um plano mais preciso e certeiro. 

Além da análise SWOT, existem também outras ferramentas que podem lhe auxiliar nesse aspecto, como a Análise PEST e as 5 Forças de Porter.

Definição dos objetivos e estratégias

Depois de fazer um diagnóstico, é hora de definir quais os objetivos do negócio e o que você e a sua equipe farão para chegar lá, ou seja, quais as estratégias e ações que serão tomadas. 

Nesta etapa, é importante estabelecer um plano de ação e/ou cronograma, sendo realista e levando em consideração o curto, médio e longo prazo. Quais as ações serão tomadas nos próximos meses? E ao longo de dez anos, onde você deseja estar? Pense em todas as alternativas, defina os responsáveis em cada etapa e estabeleça métricas de desempenho para que os planos sejam ainda mais precisos.

Definição de um plano de acompanhamento

Por fim, lembre-se sempre de reavaliar e monitorar constantemente o desempenho dos objetivos e estratégias estabelecidas. O Planejamento Estratégico deve ser dinâmico e jamais desconsiderar as mudanças que ocorrem pelo caminho. 

Elabore um plano de acompanhamento, para que, de tempos em tempos, você e a sua equipe possam fazer os ajustes necessários e novas ações sejam estabelecidas.

Considerações Finais 

Como vimos, o planejamento estratégico é uma importante ferramenta que serve para criar insumos a fim de lidar com o ambiente competitivo, ajudando a determinar o futuro de uma organização, bem como do seu desenvolvimento. 

A organização que se compromete com o planejamento estratégico, irá buscar conhecer o cenário do seu mercado, compreendendo suas potencialidades e limitações, buscando implementar ações e gerando uma cultura de estratégia corporativa.

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