Indicadores Predefinidos Acadêmicos

Neste tutorial, vamos explorar os Indicadores Predefinidos Acadêmicos: Nota Enade, Taxa de Adesão Enade, Nota IGC e Nota CPC. Vamos entender o que são, para que servem e analisar exemplos de relatórios que podem ser gerados com base nessas análises. Continue a leitura e fique por dentro!

Acessando os indicadores

Para acessar os Indicadores Predefinidos Acadêmicos, entre na overview do sistema e clique no botão “Relatórios” disponível no menu lateral esquerdo. Vá descendo a lista de Indicadores até chegar na lista de Indicadores Acadêmicos.

Vejamos agora o que você irá encontrar em cada um deles e como gerar os seus relatórios.

Nota ENADE

A Nota ENADE é um indicador de qualidade que avalia os cursos com base no desempenho dos estudantes no exame do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE. As divulgações ocorrem anualmente, com as áreas de avaliação distribuídas ao longo dos três anos do Ciclo Avaliativo do ENADE.

No campo “ver por” logo abaixo da série histórica, selecione a opção de como você deseja visualizar os dados: estado, cidade, sigla da IES, nome da IES, nome da área do curso, código me, curso e modalidade. Você pode selecionar todos ou os apenas um deles.

Após isso, selecione os demais campos caso queira realizar uma análise específica de um determinado mercado, seja uma IES, cidade, estado, modalidade, ou outra informação específica.

Exemplo

Vejamos a seguir um exemplo, em que selecionamos o estado do Rio Grande do Sul, o ano de 2021 e o curso de Ciências da Computação.

Nota ENADE nos cursos de Ciência da Computação em 2021 no estado do Rio Grande do Sul

Como é possível ver no relatório completo aqui, a Universidade Federal do Rio Grande do Sil – UFRGS, no curso de Ciência da Computação, foi a única IES que obteve a nota máxima de 5.

Taxa de Adesão do ENADE

A Taxa de Adesão ENADE representa a proporção de estudantes que realizaram o exame do ENADE, em relação ao total de estudantes habilitados. 

Para criar o seu relatório, siga os mesmos passos do indicador anterior e preencha os campos que forem mais interessantes para a sua pesquisa.

Exemplo

Veja a seguir um exemplo, em que selecionamos o ano de 2021 e analisamos todos os estados brasileiros. 

Taxa de adesão ENADE por estado em 2021

De acordo com análise obtida, a adesão ao ENADE atingiu, em 2021, sua maior taxa no estado do Mato Grosso do Sul, com 85,83%.

Nota IGC (Índice Geral de Cursos)

O Índice Geral de Cursos – IGC é calculado considerando a média ponderada dos conceitos preliminares de curso e os conceitos atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia os programas de pós-graduação das instituições. 

O IGC é divulgado anualmente e utiliza como base a média do Conceito Preliminar de Curso – CPC do último triênio, abrangendo todas as áreas de avaliação. Além disso, considera os dados dos programas de pós-graduação da Capes e a distribuição dos estudantes nos diferentes níveis de ensino. 

Exemplo

Confira um exemplo em que selecionamos o ano de 2021 e o estado de Santa Catarina.

Nota IGC em 2021 no estado de Santa Catarina

Como é possível ver, a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, na cidade de Florianópolis, obteve um Índice Geral de Cursos (IGC) contínuo de 4,20.

NOTA CPC (Conceito Preliminar de Curso)

O rendimento dos alunos, a qualidade da infraestrutura e a excelência do corpo docente são criteriosamente avaliados no Índice Geral de Cursos – CPC. Esses ação estão diretamente relacionadas ao Ciclo Avaliativo do ENADE, refletindo-se nos relatórios disponíveis para análise por estado, cidade, instituição de ensino superior (IES) ou curso.

Exemplo

Vejamos a seguir um exemplo em que selecionamos o ano de 2021 e o Centro Universitário Ritter dos Reis – UNIRITTER.

Nota CPC no ano de 2021 no Centro Universitário Ritter dos Reis

Como é possível ver no relatório completo aqui, o curso de Letras – Inglês recebeu a pontuação de 4,3 no Conceito Preliminar de Curso – CPC.

Ainda ficou com alguma dúvida? 

Ainda ficou com alguma dúvida sobre como interpretar ou utilizar os dados dos indicadores predefinidos acadêmicos apresentados? Estamos aqui para ajudar! 

Não hesite em contatar-nos através do chat/suporte dentro da plataforma, ou pelas nossas redes sociais.