Indicador Predefinido de Etapa Ensino na Educação Básica

A análise de dados é uma ação fundamental para compreendermos um mercado específico, tanto na educação básica quanto na educação superior. Conhecer a quantidade de alunos no ensino médio em uma determinada região, por exemplo, nos possibilita criar estratégias direcionadas para esse grupo, que estará pronto para ingressar na graduação muito em breve.

Neste tutorial, abordaremos a utilização do Indicador Predefinido de Etapa Ensino na Educação Básica. Essa métrica apresenta o total de alunos de acordo com cada etapa de ensino, e junto com outras análises, pode oferecer diversos insights para as suas análises.

Criando um novo relatório

Para criar um novo relatório, clique no ícone “Relatórios” no menu à esquerda da overview do Mercadoedu. Você será direcionado ao formulário avançado do ensino superior. Depois, basta alternar a aba para ensino básico e selecionar o indicador de Etapa Ensino. 

Vejamos agora como configurar o seu mercado e analisar os dados.

Passo 1

Após selecionar o indicador, escolha um nome para o seu relatório e selecione a série histórica do seu interesse.

Passo 2

No campo “ver por”, escolha as informações que deseja visualizar nos seus resultados. Escolha aquelas que melhor se adaptam à sua pesquisa.

Passo 3

Você ainda pode escolher o estado que deseja analisar, a cidade, ou até mesmo uma categoria administrativa específica.

Passo 4

Selecione a etapa de ensino, que vai desde a educação infantil até o ensino médio. Veja na imagem abaixo:

Passo 5

Por último, salve e visualize o seu relatório para verificar o resultado.

Exemplo

Vejamos agora um exemplo, em que selecionamos a série histórica de 2020 a 2023. Incluímos no campo “ver por”, o Nome da Cidade e a Etapa de Ensino, direcionando a pesquisa para as cidades de São Paulo/SP e Curitiba/PR. E por último, a etapa de ensino do Ensino Médio. 

Como podemos observar no exemplo completo, houve um decréscimo de -8,04% no total de alunos em 2023 nas duas cidades selecionadas.

*Lembrando que: algumas escolas no Brasil possuem a 4ª Série do Ensino Médio e ao gerarmos relatórios em cidades que exercem esta etapa de ensino também devemos considerá-la.

Ainda ficou com alguma dúvida? 

Neste tutorial, você aprendeu a utilizar o Indicador Predefinido Etapa Ensino da Educação Básica. Caso tenha qualquer dúvida durante suas análises, não esqueça de nos contatar através do nosso chat/suporte dentro da plataforma, ou através das nossas redes sociais