Ao definir as métricas que serão utilizadas em suas análises é importante atentar-se a qual tipo de dado elas se referem. No caso do número de matriculados, ingressos e concluintes, normalmente surgem dúvidas sobre o que esses números apresentam e porque há uma diferença significativa entre eles. Vejamos melhor sobre cada um:
Índice
Matriculados
Consideramos os alunos matriculados aqueles que, no ano de realização do Censo da Educação Superior, estavam na situação “cursando” ou “formado”, seja qual for o ano de ingresso do estudante.
Os alunos na situação “formado” são considerados como matriculados porque apesar de já terem concluído o curso até a data de referência do Censo, foram alunos com vínculo ativo ao longo desse mesmo ano.
Ingressos
O número de ingressos considera todos os alunos que efetivaram a sua primeira matrícula no ano do Censo. Se ao longo do ano eles evadiram ou mudaram seu vínculo com a IES de qualquer maneira, permanecem sendo ingressos naquele ano. Ou seja, a situação deles não altera o fato de serem alunos ingressos.
Vários fatores podem influenciar a situação desse aluno novo, como por exemplo desistência, troca de curso, matrícula trancada, entre outros.
Concluintes
Concluintes é o número de alunos na situação “formado” na data de referência do Censo. Ou seja, o total de alunos que concluíram o curso no ano do mesmo. Devido às taxas de evasão, esse número tende a cair a cada ano em relação aos matriculados.
O que os gráficos nos mostram?
Para verificar os dados de matriculados, ingressos e concluintes no setor privado, começaremos definindo uma série histórica, que será: 2018, 2019, 2020 e 2021. Para simplificar, restringimos nosso mercado às IES privadas com e sem fins lucrativos. Não definiremos uma região, apresentando assim resultados a nível Brasil.
Vejamos o gráfico a seguir:
Na imagem, podemos ver claramente a diferença nos dados, principalmente em relação ao número de matriculados, bem superior aos demais. Ao realizar uma análise breve, já podemos constatar que a quantidade de alunos que mantêm vínculo ativo com a instituição de ensino em que ingressou é maior que os novos alunos e os que concluem os estudos. Porém, vemos também que esse dado vem diminuindo em uma velocidade maior que o restante. Veja o relatório completo dessa análise aqui.
EAD versus Presencial
Agora vamos analisar estes mesmos dados, dimensionando-os entre as modalidades à distância e presencial. Vamos utilizar as mesmas métricas do relatório anterior, porém, nas dimensões, vamos definí-lo por modalidade.
Acessando o relatório completo, você pode ver como ficaram os resultados.
Análise de Matriculados
Olhando para os números do gráfico abaixo, podemos perceber como o cenário mudou em apenas 4 anos, principalmente em relação ao número de matriculados. A maior diferença entre as modalidades está no ano de 2018, em que houveram 4.489.816 alunos no presencial, frente à 1.883.584 matriculados no EAD. Uma diferença de 2.606.232 estudantes.
Já em 2021 essa diferença caiu para 180.405 alunos, atingindo o número de 3.544.149 matriculados na educação à distância, e 3.363.744 no presencial.
Comparando o período entre 2018 e 2021, podemos ver que a taxa de crescimento da EAD chegou a 88,16% enquanto a modalidade presencial está em declínio com uma taxa de -25,08%.
Análise de Ingressantes
Com uma taxa de crescimento de 85,78%, o número de ingressantes no setor privado cresceu de 1.310.678 alunos em 2018 para 2.434.952 em 2021.
Análise de Concluintes
Mesmo com o EAD atingindo uma taxa de crescimento de 80,20% de alunos concluintes, os cursos presenciais ainda formam mais alunos. Porém, esse número vem caindo enquanto a EAD vem crescendo ao longo dos anos, podendo ser ultrapassado em breve.
Estes números também podem ser analisados utilizando os relatórios prefefinidos, clique aqui para saber mais.
Como vimos, os dados podem variar bastante em um curto período de tempo. Essa foi uma análise mais ampla considerando os matriculados, ingressos e concluintes do setor privado. No entanto, você pode analisar cenários específicos que façam mais sentido na sua tomada de decisão. O que essas diferenças entre modalidades podem representar na sua região?