O indicador de Penetração do Ensino informa a porcentagem de alunos dentro do target (população) de 18 a 24 anos. Esse indicador é ideal para analisar a quantidade de alunos frente a população em determinada idade.
Disponível nos relatórios predefinidos com o target de 18 a 24 anos, também é possível gerar esse indicador no formulário avançado com outra faixa etária. Seus resultados são organizados em penetração bruta, que se refere ao percentual de alunos matriculados dentro do target, e a penetração líquida, que é o percentual de alunos na faixa etária indicada independente de sua situação de ensino dentro do target indicado.
Índice
Vamos a prática!
Para criar um novo relatório, basta clicar no ícone “Relatórios” no menu à esquerda da ferramenta. Você será direcionado ao formulário avançado do ensino superior. Lembrando que:
Métricas: é o resultado numérico esperado para a consulta. As métricas (primárias) são dados diretamente ligados à educação. Para gerarmos o relatório de penetração do ensino usaremos as seguintes métricas: Total de alunos matriculados, Faixa etária (25 – 29) e Faixa etária (30 – 34), métricas que se encontram sob o grupo “Aluno”. Você pode usar outra faixa etária bastando apenas seleciona-la.
Métricas secundárias: as métricas secundárias são referentes aos dados que não esta diretamente ligados à educação, como por exemplo, informações demográficas. As métricas secundárias nos ajudarão com complementar nossas análises. Neste relatório usaremos as métricas de população por idade respectivamente com faixa etária, ou seja ao usar a faixa etária de 25 – 29 e faixa etária (30 -34) a métrica de população será população 25 a 29 anos de idade e população 30 a 34 anos de idade.
Suas métricas deverão ficar assim:
Neste relatório iremos criar três equações população target, penetração bruta e penetração líquida.
Equação Penetração Target
Na equação de população target iremos somar as duas métricas de população, assim saberemos o target total das idades selecionadas.
Equação Penetração Bruta
A equação de penetração bruta sera a métrica de Total de alunos matriculados x 100 e dividiremos por nosso target total. Como temos a opção de percentual nas opções avançadas multiplicamos direto por esta função, deixamos o sufixo porcentagem e duas casa decimais e a opção de arrendondar com Não.
Equação Penetração Líquida
A equação de penetração líquida é feita com a faixa etária selecionada, nesta equação somaremos (faixa etária (25 – 29) + faixa etária (30 – 34) e dividiremos por nosso target total, também colocaremos o sufixo de porcentagem e deixaremos duas casas decimais.
Dimensões: nesse campo é definida a forma com que os dados serão apresentados. Você pode selecionar quantas dimensões forem necessárias em seu relatório. Como inserimos métricas secundárias nossas dimensões ficam limitadas apenas até município, ou seja é possível inserir dimensões de Estado, Cidade e Mesorregião.
Restrições: é onde você informa condições para limitar sua consulta de acordo com os seus interesses e com a informação desejada. Neste caso iremos restringir apenas pela cidade de Porto Alegre.
O resultado desse relatório será uma análise completa que você define como preferir com o formulário avançado.
Em Porto Alegre 49,60 % dos alunos matriculados representam o target total, já 30,02 % dos alunos com a mesma faixa etária vinculados em qualquer situação representam o target total.
Boa análise!
2 Responses
[…] Para ver mais exemplos de como elas funcionam na prática, explore outros tutoriais como este, e teste as possibilidades na […]
[…] Indicador de Penetração do Ensino informa a porcentagem de alunos dentro do target (população), de 18 a 24 anos. Nesse […]