Relatório de Pós-Graduação

Recentemente, a Capes disponibilizou os dados de 2018, e eles já se encontram disponíveis no Mercadoedu. Os dados são Stricto Sensu, ou seja, Mestrado e Doutorado.  Apesar da Capes não coletar tantas informações quanto o Censo da Educação Superior, é possível observar este mercado pouco explorado. 

Essas informações são essenciais ao investir nesta área, tanto para quem já possui cursos de Pós-Graduação como para aqueles que ainda desejam explorar. Dados como total de matriculados, faixa etária, grau, meses até a titulação entre outros.

Para gerar um novo relatório, basta clicar no ícone “Relatórios” no menu à esquerda da ferramenta. Você será direcionado ao formulário avançado do ensino superior, altere para o formulário avançado de Pós-Graduação abaixo e você encontrará métricas disponíveis. Basta selecionar a que melhor lhe atende.

Preenchendo o formulário

É importante lembrar que as métricas são o resultado numérico esperado para a consulta, ou seja neste exemplo usaremos Total de Matriculados. A equação nos permite criar outra métrica usando como base nossas métricas primárias, as dimensões será o campo onde definimos a forma com que os dados serão apresentados. E por fim as restrições é onde você informa as condições para limitar sua consulta de acordo com os seus interesses e com a informação desejada.

O resultado deste relatório será de todos alunos os matriculados na UFRGS, concluímos que nesta IES cursando doutorado temos quase 5 mil alunos já em cursos de mestrado temos um pouco mais 4 mil alunos.

Resultado dos alunos matriculados da UFRGS em 2018

Outro exemplo que podemos analisar voltado para o aluno, como faixa etária, sexo e situação do aluno.

A pós-graduação está em crescimento no Brasil todo e portanto estar a frente das informações é indispensável. Com os dados disponíveis neste relatório podemos elaborar diversas estratégias e ações para guiar-se neste mercado em ascensão.

Boa análise!
Até a próxima.