Quando falamos em análise de dados, estamos falando de uma poderosa ferramenta para a gestão educacional. Dificilmente seria possível verificar o andamento de um curso ou de uma determinada organização sem uma análise dos dados eficiente. E o que acaba facilitando esse trabalho, é o grande número de informações armazenadas em um único lugar, tornando assim a tarefa de gerar relatórios mais prática e rápida.
Com os relatórios gerados vem a questão: qual tipo de análise devo usar? Se você ficou curioso, continue a leitura, pois vamos lhe apresentar quatro tipos de análise e como você pode utilizá-las no seu dia a dia.
Índice
O que é uma Análise de Dados e quais as suas Funcionalidades?
Como o próprio nome sugere, a análise de dados é um processo estatístico que visa a obtenção de dados através de determinados processos, auxiliando na tomada de decisões mais assertivas. Veja aqui as etapas da tomada de decisão e porque ela é tão importante nas empresas.
Como vimos anteriormente no artigo O que é Big Data e quais são as suas etapas?, uma análise só é possível após uma série de etapas anteriores que apuram e tratam os dados iniciais. Visto isso, vejamos a seguir os quatro tipos de análises mais utilizadas, vamos dividi-las em dois grupos:
- As análises do passado: Descritiva (o que aconteceu), e Diagnóstica (porque aconteceu);
- As análises do futuro, também conhecidas como análises preventivas que são: Preditiva (o que pode acontecer) e Prescritiva (o que fazer).
Análise Descritiva
A Análise Descritiva é a primeira a ser feita em um estudo, pois é a base do insight dos dados. Esse tipo de análise tem como objetivo resumir e explorar os dados, considerando os dados no passado, sempre respondendo à pergunta: “o que aconteceu?”. Normalmente, suas informações são apresentadas na forma de dashboards.
Análise Diagnóstica
Depois de ter resolvido a questão “o que aconteceu”, é hora de se perguntar: “por que aconteceu?”. Essa é a funcionalidade da Análise Diagnóstica. Esse tipo de análise pega os insights obtidos pela descritiva e explora eles para detalhar as causas desses resultados. Como no exemplo a seguir, em que observamos os motivos de escolha do curso dos alunos da graduação em Pedagogia no ano de 2017 a nível nacional, sendo em primeiro lugar a vocação, em segundo, a inserção no mercado de trabalho, e em terceiro, a valorização profissional.
Vale uma observação rápida: os dados do gráfico acima estão datados de 2017, pois esse foi o último ano em que ocorreu a pesquisa Enade do curso de Pedagogia. A próxima avaliação que era prevista para o ano de 2020 ocorreu no dia 14/11 de 2021, mas ainda não teve seus resultados divulgados.
Análise Preditiva
Seguindo o raciocínio, podemos entender que a Análise Preditiva é o próximo grande passo para uma análise eficiente. É nesse momento que você começa a olhar para o futuro, junto dos dados atuais e do passado e se perguntar: “o que pode acontecer agora?”.
Como podemos observar no cenário acima, onde pegamos os alunos matriculados de 2019 e 2020 no curso de Pedagogia e tendenciamos pelos próximos 3 anos, além de obter também a taxa de crescimento que será obtida no final dessa previsão, que nesse caso foi de 0,23%. Vale ressaltar uma observação: quanto mais anos forem marcados na série histórica, maior será a taxa de assertividade das tendências futuras.
Análise Prescritiva
A análise prescritiva é a última fase das análises, é onde você tenta responder a questão: “o que fazer?” Geralmente esse tipo de análise é usada para a tomada de decisão, já que visa os objetivos a serem alcançados. Algumas das características da análise prescritiva são: otimizar processos e campanhas, minimizar a necessidade de manutenção, reduzir os custos sem afetar o desempenho, e aumentar as chances de que a empresa aborde e planeje adequadamente o seu crescimento.
Como fazer uma análise de dados eficiente?
Como vimos, as análises são uma parte fundamental na hora da elaboração de estratégias bem ajustadas para a gestão educacional. Usar ferramentas que agilizem os processos como o Mercadoedu e que forneçam dados confiáveis, também é de grande valia para um trabalho eficaz. Por isso, fique atento(a):
- Escolha uma fonte de dados confiável;
- Monte uma estratégia para analisar os dados;
- Veja qual tipo de análise se encaixa melhor dentro da sua pesquisa;
- Analise os resultados;
- Apresente sua pesquisa.
Caso tenha ficado alguma dúvida em relação às análises, ou quanto às suas respectivas classificações, basta entrar em contato conosco através do nosso canal de suporte.
5 Responses
[…] sendo interpretadas e integradas para a criação dos produtos e serviços da inteligência. Clique aqui para compreender melhor essa importante […]
[…] sendo interpretadas e integradas para a criação dos produtos e serviços da inteligência. Clique aqui para compreender melhor essa importante […]
[…] sendo interpretadas e integradas para a criação dos produtos e serviços da inteligência. Clique aqui para compreender melhor essa importante […]
[…] Com os dados limpos e organizados, é hora de analisá-los. Isso pode ser feito por meio de ferramentas de análise de dados, como planilhas, softwares de BI ou algoritmos de machine learning. O objetivo aqui é identificar padrões, tendências e insights que possam ser úteis para a instituição. Veja mais sobre análise de dados nesse artigo aqui. […]
[…] análise de dados é uma ação fundamental para compreendermos um mercado específico, tanto na educação básica […]