Relatórios e Dashboards modelos: saiba mais!

Você já deve ter reparado que ao acessar a página inicial do Mercadoedu, há um menu com atalhos na parte inferior em que são encontrados todos os relatórios, dashboards, simulações, downloads e fórmulas salvas de acordo com o seu usuário. 

Nesse mesmo campo, você também encontra alguns botões com relatórios e dashboards modelos, que trazem mais praticidade e agilidade no momento das pesquisas. Tratam-se de alguns dos dados mais utilizados para a tomada de decisão nas IES. Caso você ainda não conheça, fique atento à leitura para saber mais.

Relatórios Modelo

Vamos começar pelos relatórios modelo, que abrangem os mais diversos temas da plataforma, desde o crescimento de cursos até a evasão, podendo variar ainda mais. Esses relatórios foram criados pois são os dados mais utilizados, tais como matriculados, ingressos, concluintes, desvinculados, novas vagas, entre outros. 

De acordo com a imagem acima, você pode notar que nenhum usuário consegue fazer alterações diretamente nesses relatórios, para isso você deve seguir um passo-a-passo que iremos lhe mostrar agora:

Clonar Relatório

Essa é a ferramenta que te permite editar os dados. Na verdade, ela gera uma cópia do documento escolhido e dentro desta cópia, você consegue alterar o nome, as métricas, dimensões e restrições pré-estabelecidas. O relatório alterado ficará salvo diretamente no seu usuário. 

Dashboards Modelo

O mesmo que ocorre nos relatórios, ocorre também nos Dashboards Modelos. Porém, os dashboards são ferramentas mais elaboradas no que se refere a apresentação dos dados, trazendo uma interface mais intuitiva com gráficos e informações como ranking, além de ser uma ferramenta ótima na tomada de decisão, deixando o trabalho mais dinamizado.

O dashboard acaba também se tornando uma excelente ferramenta quando a intenção é apresentar o maior número de dados possíveis sem precisar gerar relatórios extensos. Veja mais sobre eles aqui. 

Essa é a interface dos dashboards modelos, vejamos a seguir como visualizá-los e cloná-los, para pode editá-los. 

Visualizar Dashboard

Nos dashboards temos esse botão no formato de olho, que nos permite ver o conteúdo dele, mas sem alterar qualquer  informação. Vejamos um exemplos utilizando dashboard modelo de Painel Mercadológico de 2020.

Clonar Dashboard

Existem basicamente duas maneiras de você gerar uma cópia desse arquivo para edição: a primeira delas é da forma convencional mostrada acima, e a segunda forma é quando você está visualizando o dashboard, e lá no canto superior direito teremos um botão azul que lhe permitirá clonar o dashboard completo sem a necessidade de sair dele para isso. Veja na imagem abaixo:

Essas duas ferramentas foram pensadas para facilitar e agilizar a análise dos dados. Caso tenha alguma dúvida referente ao uso desses modelos, basta entrar em contato conosco pelos nossos canais de comunicação, ou então, através do nosso suporte na plataforma do Mercadoedu.