Relatórios #09: Número de alunos no Ensino Fundamental e Médio  

A entrada na escola é uma das fases mais desafiadoras para o jovem, sair do “ninho” dos pais e desbravar o mundo pode ser um tanto assustador no início. 

Tanto o ensino fundamental quanto o ensino médio, são etapas essenciais para o bom desenvolvimento social dos jovens, garantindo a formação de cidadãos éticos e aptos para os desafios pós educação básica.

Vejamos a seguir, alguns números que nos mostram na prática como anda o ensino fundamental e médio a nível nacional nos últimos anos. 

Alunos no Ensino Fundamental

A Educação Fundamental é a segunda etapa da formação básica e possui uma duração de 9 anos. Um dos seus principais objetivos é a formação básica do cidadão, além do desenvolvimento social, tornando-o comprometido com o seu espaço e a formação de valores. Atualmente, ele se divide em dois blocos: Ensino Fundamental I – do primeiro ao quinto ano; e, Ensino Fundamental II – do sexto ao nono ano. 

Como podemos observar no gráfico abaixo, o contingente de alunos do ensino básico fundamental vem sofrendo queda desde 2017. Segundo artigo publicado pela Fundação UNDIME ( União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), esse resultado se dá pela queda de alunos em idade escolar. Também não podemos deixar de citar o fato da pandemia da Covid-19 também ter contribuído fortemente para reduzir esse número a partir de 2020, conforme reforça matéria publicada pelo Senado Federal.

Total de alunos no ensino fundamental ( I e II) de 2017 a 2021

Alunos no Ensino Médio

Assim como o ensino fundamental, o ensino médio também tem objetivos em relação à formação do jovem socialmente. Além de aprimorar os conhecimentos obtidos no ensino fundamental I e II, ele prepara o jovem para o mercado de trabalho.

Neste ano, o novo ensino médio começou a ser aplicado gradativamente em diversas cidades do país. Suas principais mudanças estão relacionadas a escolha de itinerários formativos por parte dos jovens, o aumento da carga horária e a adoção de uma base comum curricular. A ideia é de que até 2024 todas as escolas tenham se adequado ao novo modelo. 

Como observamos no gráfico abaixo, o número total de estudantes no ensino médio começou a cair em 2017, tendo seu número mais baixo em 2019 e 2020, respectivamente. 

Importante destacar que até 2020, o número total de estudantes não contabilizava o total de estudantes do Ensino Médio + Técnico Integrado. Esse dado começou a ser contabilizado a partir de 2021. Essa informação pode ser vista com mais detalhes no gráfico seguinte, e somada com os alunos do primeiro gráfico, pode-se ter um número mais exato sobre o total de alunos no ensino médio até 2020.

Total de alunos no Ensino Médio (Anos Iniciais e Anos Finais) de 2017 a 2021.
Total de alunos no Ensino Médio + Técnico Agregado, de 2017 a 2020

Em se tratando dos números por categoria administrativa (gráfico abaixo), a diferença entre o quantitativo de alunos são bem díspares. A disputa gira entre a pública estadual e a rede privada de ensino, apesar de a rede privada ainda ser inferior, vale ressaltar que existem mais duas categorias de escolas públicas (federal e municipal) que apesar de não aparecerem graficamente, possuem alunos em suas respectivas categorias.

Total de alunos no Ensino Médio por categoria administrativa, de 2017 a 2020

Considerações Finais

Como vimos, o número de alunos na educação básica vem sofrendo baixa nos últimos anos. Entre as principais causas, está a pandemia da Covid-19 e as suas diversas consequências, principalmente relacionadas as questões financeiras enfrentadas pelas famílias dos jovens. Conforme matéria publicada pela Revista UOL, a infraestrutura das escolas também é um problema a ser enfrentado. De acordo com o artigo, a taxa de escolas sem acesso a internet na região norte do país ultrapassa a marca dos 52%, e essas são apenas algumas das problemas enfrentados.

Caso tenha ficado alguma dúvida durante a leitura desse texto, ou queira saber mais a respeito dos dados sobre a educação básica, não deixe de entrar em contato conosco através das nossas redes sociais, ou pelo nosso canal de suporte. Até a próxima!