Diversas são as premissas para uma boa gestão empresarial, entre elas, a capacidade de planejar e executar um bom planejamento estratégico de marketing condizente com os principais objetivos e valores da empresa.
Nesse sentido, o preço se destaca como um importante pilar que está diretamente relacionado à quantidade de dinheiro que um consumidor está disposto a pagar por um produto ou serviço, e que, consequentemente, representa a receita que uma empresa gera.
O Pricing, ou inteligência de precificação, nada mais é do que a área de uma organização responsável pelo processo de precificação dos produtos ou serviços da mesma, ou ainda, as estratégias de precificação desenvolvidas por ela, que buscam aproximar o valor de uma oferta às expectativas do seu consumidor.
Características que influenciam a estratégia de preços
No mercado de ensino superior, as estratégias de pricing são fundamentais para que uma instituição possa traçar as melhores estratégias diante da oferta de seus cursos e demais produtos e serviços oferecidos. Conforme destacam os autores Rolando Beulke e Dalvio Jose Berto, no livro Precificação – Sinergia do Marketing e das Finanças, há três importantes características que influenciam a estratégia de precificação: características do consumidor, características da concorrência e características da própria organização.
Quanto mais a equipe de Pricing estiver em sintonia, estabelecendo preços lucrativos que levem em consideração estas três características acima citadas, mais preparada a IES estará para responder às mudanças do ambiente competitivo em que ela se encontra e mais sucesso consequentemente terá a oferta de deus produtos.
A importância de contar com dados confiáveis para a análise
Você tem acompanhado os preços estabelecidos pelos seus concorrentes e pelo mercado?
Nesse tutorial aqui, nós ensinamos como utilizar o Módulo de Mensalidades presente na plataforma do Mercadoedu (que em breve ganhará novas e modernas funcionalidades – falaremos disso em outro artigo), em que, através da construção de relatórios personalizados, você consegue analisar as mensalidades de diversos cursos de graduação e pós-graduação do país.
Sem dados confiáveis, fica difícil tomar decisões assertivas, que muitas vezes poderão comprometer o futuro da organização.
Vejamos a seguir, um exemplo de relatório de análise de precificação em que observaremos os valores do curso de Ciências Contábeis na cidade de Curitiba/PR na modalidade EAD.
Repare que ao selecionarmos a opção “Ver por” conforme mostra a imagem acima, é possível ver não somente os valores de um curso específico, mas também, os dados referente a uma IES, estado, cidade, local de oferta, turno, semestre, entre outras informações disponíveis.
Como é possível visualizar no relatório completo neste link aqui, houve queda de -1,39% na mensalidade do curso de 2018 a 2021, sendo que no último ano analisado (2021) esse valor caiu de R$348,37 em 2020 para R$332,63. Seu último preço em 2021 foi de R$332,63, e o preço com desconto foi de R$227,11.
Além disso, vemos que a tendência para esse ano é que o valor aumente, chegando a R$337,50, o que nos mostra como esse é um mercado que, apesar das ondulações, tende a melhora esse ano.
2 Responses
[…] o Mercadoedu e a nossa Pesquisa Nacional de Preços para obter insights poderosos. Veja esse artigo aqui sobre a precificação das IES para compreender […]
[…] o Mercadoedu e a nossa Pesquisa Nacional de Preços para obter insights poderosos. Veja esse artigo aqui sobre a precificação das IES para compreender […]