Indicadores Predefinidos de Oferta

A melhoria no Mercadoedu dessa vez vai para os Indicadores Predefinidos de Oferta, em que são analisados os dados de instituições, mantenedoras e cursos.

Este recurso já estava disponível anteriormente no Módulo de Georreferenciamento e no Perfil Temático, e agora ganhou um indicador próprio, expandindo as possibilidades de cruzar informações e deixar as suas análises ainda mais completas.

Para criar um relatório basta clicar no ícone “Relatórios” no menu à esquerda da ferramenta. Você será direcionado ao formulário avançado do ensino superior, desça até a sessão dos indicadores de oferta.

Indicador Predefinido de Instituições

No indicador de instituições temos como resultado a quantidade de IES no cenário que desejamos, como por exemplo, o número de universidades que ofertam determinado curso apenas na modalidade à distância. Diferente do local de oferta que informa todos os polos da IES, o indicador de instituições informa a quantidade de IES com o mesmo código no mercado analisado.

Vejamos um exemplo usando como referência a instituição Estácio da cidade de Porto Alegre/RS.

Neste caso específico, obtemos os resultados de quantas IES ofertam os cursos de Administração. Direito e Psicologia no mercado privado.

Além desse cenário, poderíamos analisar também o número de IES através dos parâmetros de estado, cidade, nome da IES, modalidade do curso, entre outros.

Indicador Predefinido de Mantenedoras

Nesse indicador temos como resultado o crescimento e a quantidade de mantenedoras em um determinado período.

Com o aumento no número de procura por cursos de especialização durante a pandemia, algumas instituições também aumentaram o número de suas mantenedoras, como a Anhanguera (FACULDADE ANHANGUERA DE PORTO ALEGRE), que ampliou de uma para duas unidades mantenedoras na região de Porto Alegre como mostra a imagem abaixo.

Indicador Predefinido de Cursos

O indicador predefinido de curso determina a quantidade de cursos ofertados no mercado analisado, porém, assim como o indicador de IES, este indicador também é determinado pelo código do curso.

Por exemplo, a cidade de Porto Alegre possui 27 cursos de Administração disponíveis. Isso ocorre porque cada curso possui o seu próprio código, que pode ser da mesma IES ou não.

Neste outro exemplo, observamos que a Universidade Uniritter possui 5 cursos de Administração ofertados em Porto Alegre. Assim como o exemplo anterior, utilizamos o parâmetro de “ver por curso” para verificar os dados dessas graduações específicas. Se quiséssemos, também poderíamos ver estes mesmos números sendo analisados de acordo com algum estado, cidade, nome da IES, modalidade do curso, entre outro dado em particular.

Para finalizar, as métricas principais dos três indicadores também estão disponíveis no formulário avançado, dando liberdade para você criar novas métricas, gerando diversas análises em apenas um relatório.

Por enquanto é isso, até a próxima!