De forma resumida, métricas são dados que você pode mensurar (medir) e que estão subsidiadas a indicadores. Nesse texto aqui, nós falamos mais especificamente sobre a diferença entre eles, recomendamos a leitura antes de prosseguir.
No Mercadoedu, as métricas podem ser encontradas na aba de relatórios, e somadas a outros recursos, enriquecerão ainda mais as suas análises. Elas podem ser visualizadas também nos Indicadores Predefinidos de uma forma mais direcionada.
Dentro do relatório avançado, utilizando as métricas, você poderá visualizar dados de Enade, CPC, IGC, Oferta, Aluno, Finanças da IES, Pessoal Técnico, Curso e Docente, entre outros.
Confira a seguir, cinco métricas essenciais para as suas análises, e como elas podem ser combinadas em seus relatórios.
Índice
Métricas do Grupo Aluno
Total de Alunos
A métrica de Total de Alunos faz parte do grupo Aluno, e traz o total de alunos independente de sua situação acadêmica naquele ano. Essa métrica é muito importante quando se deseja obter dados em sua totalidade, e pode ser combinada com outras informações relacionadas aos alunos. Também é possível construir relatórios com as principais informações das IES, como por exemplo, categoria administrativa ou instituições. Veja exemplos aqui e aqui.
Total de Alunos Matriculados
Ainda dentro do grupo de métricas do Aluno, podemos citar essa como uma das principais métricas do grupo. O total de alunos matriculados traz dados de todos aqueles alunos que, na data de referência do Censo da Educação Superior, que estavam na situação “Cursando” ou “Formado”, seja qual for o ano de ingresso no curso.
*Importante: Os alunos na situação “Formado” são considerados como matriculados, porque apesar de terem concluído o curso até a data de referência do Censo, foram alunos com vínculo ativo ao longo desse mesmo ano. Abaixo podemos ver um exemplo do total de alunos matriculados por modalidade de ensino do curso.
Total de Alunos Ingressos (Ingresso no ano do censo – Processo seletivo + Outro meio)
A métrica de total de Ingressos traz os dados de alunos ingressos no ano do Censo por processo seletivo ou qualquer outro meio de ingresso. Vale lembrar que o número de ingressos considera todos os alunos que efetivaram a sua primeira matrícula no curso no ano do Censo. Se ao longo do ano eles evadiram ou mudaram seu vínculo com a IES de qualquer maneira, permanecem sendo ingressos naquele ano. Ou seja, a situação deles ao longo do ano não altera o fato de serem alunos ingressos. Essa métrica assim como as demais, também pode ser combinada com algumas dimensões, tornando assim a busca mais assertiva. Veja exemplos aqui e aqui.
Métricas do Grupo Oferta
Quantidade de IES
Essa métrica é muito utilizada por quem deseja saber a quantidade de IES por uma determinada área geográfica (cidade, estado ou mesorregião), ou até mesmo por quem deseja implementar um novo curso em sua instituição e pretende analisar a quantidade de IES que dispõe daquele curso em uma determinada região.
Métricas do Grupo Enade
Enade faixa e Enade contínuo
O conceito Enade Contínuo é a média de todos os componentes avaliados, podendo ir de 1 até 5, onde o 5 é a nota mais alta. Já o conceito Enade Faixa é o valor arredondado do Conceito Enade Contínuo. Por exemplo, se a nota Enade Contínuo for maior que 3,95, o resultado será arredondado para nota máxima. Se a nota for inferior a 3,95, a nota será 4. Abaixo podemos ver as notas por área (enade faixa) disponibilizadas no último ENADE que foi divulgado em 9/09/22 pelo INEP.
Considerações Finais
Essas foram 5 de muitas métricas que você pode escolher para gerar seus relatórios dentro da plataforma do Mercadoedu. Vale ressaltar que os dados apresentados acima são todos do último CENSUP, e estão disponíveis para a consulta desde o primeiro dia que foram divulgados.
Além desses três grupos de métricas (alunos, ofertas e ENADE), nossa plataforma conta com outros grupos que podem ser encontrados nas métricas do ensino superior, ou de maneira mais ágil nos indicadores predefinidos, onde as dimensões são dadas através da aba “ver por”.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta entrar em contato conosco através do nosso canal de suporte. Até a próxima!
1 Response
[…] definir as métricas que serão utilizadas em suas análises é importante atentar-se a qual tipo de dado elas se […]