No Mercadoedu temos um grande volume de dados, e muitas maneiras diferentes de realizarmos uma análise. Nos indicadores predefinidos, você encontra algumas das métricas mais relevantes, facilitando a criação dos relatórios. Ao utilizá-los, você agiliza a sua pesquisa, pois os mesmos já se encontram em um formato mais focado e disponível ao usuário final.
Vejamos a seguir um passo a passo de como criar relatórios com os indicadores predefinidos de Novas Vagas e Vagas Remanescentes.
Índice
Indicador Predefinido de Novas Vagas
Consideramos como Novas Vagas, o número de vagas que foram oferecidas pela Instituição de ensino ao longo de um ano de referência do Censo, através dos processos seletivos: vestibular, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), avaliação seriada e/ou processos seletivos simplificados (entrevistas, redação, etc.).
Para chegar a esse número de Total de Vagas Novas, a contagem considera as vagas autorizadas pelo MEC, mais as vagas do Programa Universidade para Todos (ProUni), e também, as vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Quanto às vagas autorizadas pelo MEC, pode ocorrer do número que consta no Censo ser diferente, pois, o que é declarado no Censo é o total de vagas oferecidas pela IES, e esse número pode variar de acordo com o que for definido pela própria instituição.
Também há a possibilidade dos cursos oferecerem vagas adicionais, em casos como os financiamentos Prouni e/ou Fies, ficando o número de novas vagas oferecidas maior do que as autorizadas pelo MEC.
Vejamos abaixo um exemplo.
Conforme observamos no gráfico acima, analisamos o número total de novas vagas na modalidade EAD oferecidas na cidade de São Paulo, de 2014 a 2021. Como observa-se, em 7 anos o número de novas vagas em cursos EAD tecnológicos aumentou mais de 5 vezes o seu resultado. Em 2014 eram 465.558 novas vagas, e em 2021, esse número passou a ser de 2.541.345.
Para chegarmos a esse resultado, utilizamos os seguintes critérios no relatório:
- Série histórica: de 2014 a 2021;
- Campo “Ver Por”: cidade / grau do curso
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Cursos: em branco
- IES: em branco
- Grau do curso: em branco
- Categoria administrativa: privada com fins lucrativos / privada sem fins lucrativos
- Modalidade: Educação a distância
Análise o relatório completo aqui.
Indicador Predefinido de Vagas Remanescentes
Entende-se como vagas remanescentes, as vagas de anos anteriores que nunca foram ocupadas, ou que foram liberadas por diversos motivos, como: óbito, jubilamento, desistência e/ou transferência interna/externa.
Essas vagas são destinadas a alunos que já ingressaram na educação superior, e que fazem um novo ingresso no ano de referência do Censo. O processo seletivo de oferta dessas vagas define-se como “seleção para vagas remanescentes”, e podem ocorrer através de transferência externa, transferência interna, portador de curso superior e reingresso.
Importante: Caso o resultado do seu relatório apareça em branco ou zerado, significa que o campo de vagas remanescentes não foi preenchido, pois as mesmas não foram oferecidas no ano do censo.
Vejamos abaixo alguns exemplos.
Conforme observamos no relatório completo, analisamos os cursos EAD com o maior número de vagas remanescentes no Brasil, de 2018 a 2021. No resultado, destaca-se o curso de Licenciatura em Letras, com um crescente número de vagas remanescentes ao longo de um período de 4 anos, que passou de 69.214 vagas em 2018 para 229.240 em 2021.
Critérios utilizados:
- Série histórica: de 2018 a 2021;
- Campo “Ver Por”: Nome do curso / Grau do curso
- Estado: em branco
- Cidade: em branco
- Cursos: em branco
- IES: em branco
- Grau do curso: em branco
- Categoria administrativa: privada com fins lucrativos / privada sem fins lucrativos
- Modalidade: Educação a distância
Agora, vamos analisar as vagas remanescentes dos cursos com grau tecnológico no estado da Bahia, nas modalidades presencial e EAD em 2021.
PRESENCIAL
EAD
Conforme observamos em ambos os gráficos, vemos que em ambas as modalidades o curso de Gestão de Recursos Humanos detém o maior número de vagas remanescentes, com 18.46% no presencial, e 15,92% no EAD. Veja os números absolutos nos relatórios: Presencial e EAD
Critérios utilizados:
- Série histórica: 2021;
- Campo “Ver Por”: Nome do curso
- Estado: Bahia
- Cidade: em branco
- Cursos: em branco
- IES: em branco
- Grau do curso: Tecnológico
- Categoria administrativa: privada com fins lucrativos / privada sem fins lucrativos
- Modalidade:para o 1° Presencial /para o 2°Educação a distância
Importante: as vagas de cursos da modalidade EAD estão sempre vinculadas a sede da IES e sua localização. Somente após o aluno estar na situação de matriculado é que essas vagas serão vinculadas ao polo referente e a sua localização. Portanto, ao buscarmos resultados de novas vagas e vagas remanescentes em localidades onde não há nenhuma sede da instituição, os mesmos estarão zerados.
Conclusão
Ao analisar a movimentação de novas vagas e vagas remanescentes em um determinado mercado, é possível traçar planos mais efetivos sobre cursos, como possibilidade de implementação e/ou mudanças em graduações que estão com o número de vagas em declínio.
No Mercadoedu existem várias maneiras de analisar o mercado educacional. Explore nossos diversos indicadores e crie estratégias mais embasadas para a sua IES. Qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato conosco pelas nossas redes sociais, ou através do nosso chat/suporte disponível na plataforma.