Com as informações divulgadas pelo INEP através do Censo da Educação Superior – Censup, podemos gerar diversos insumos para a criação de análises estatísticas, entre elas, descobrir qual o destino dos alunos ao longo da graduação. Através do ID do aluno, é possível acompanhar o fluxo dos mesmos, o seu ano de ingresso nos cursos e as situações dele em cada ano do Censo.
É caracterizada uma migração quando o aluno entra em uma das situações de evasão em algum curso em determinado ano do Censo. E depois aparece novamente vinculado a outro curso a partir desse mesmo ano. Em alguns casos, como por exemplo, o de matrícula trancada, esse aluno pode migrar para o mesmo curso e também para a mesma instituição.
Lembrando que as situações de evasão podem ser: desvinculado do curso, transferido para outro curso da mesma instituição ou matrícula trancada.
Índice
Passo a passo
No Indicador Predefinido de Migração presente no Armazém de Dados do Mercadoedu, temos muitas maneiras de personalizar a sua busca. Veja a imagem abaixo:
No campo “Ver por” escolha o resultado que você quer que apareça nas colunas da sua tabela. Para saber o intervalo de tempo da migração, você pode escolher: Ano de ingresso no destino. Assim, podemos saber se a migração ocorreu em um mesmo ano ou em um intervalo de tempo maior.
Usando os campos de restrição, sua busca pode ser personalizada para refletir suas preferências. Veremos logo mais abaixo alguns exemplos.
Vamos descobrir o destino dos alunos de determinados cursos. Para escolher os cursos a serem analisados, usamos o Indicador Predefinido Evadidos e selecionamos, dentre os resultantes, os 5 cursos com o maior número de evasão a nível Brasil em 2021. Veja o relatório completo aqui.
Migração entre cursos
Para o relatório de migração, vamos começar escolhendo 2021 como ano de referência. Em “Ver Por” podemos escolher uma métrica simples para visualizar o curso de origem e de destino desses alunos. E no campo curso de origem, vamos preencher com os cursos da análise anterior. Para um resultado mais abrangente, deixaremos os campos restantes em branco. Veja o relatório completo aqui.
Nos resultados, vemos que a maior fatia dos evadidos migrou para o mesmo curso. Então, para onde foram? será que mudaram de IES ou de modalidade? Vejamos a seguir.
Migração entre IES
Em “Ver Por”, usamos IES de origem e IES de destino. Para simplificar a busca, usaremos o curso de Ciências Contábeis. Colocamos o nome do curso, tanto em origem como em destino, ficando assim:
Aqui buscaremos quais foram as IES de origem e de destino dos alunos de Ciências Contábeis. Acesse o resultado completo aqui.
Novamente, nas 5 primeiras IES, os alunos migraram do mesmo curso na mesma IES.
Migração entre modalidades de ensino
Se os alunos evadiram de um curso para o mesmo curso, e de uma IES para a mesma IES. O que podemos pensar? Que essa migração, pode ter sido por consequência de uma mudança de modalidade.
Dessa vez, além de restringir os cursos de origem e destino, também vamos restringir as IES. Preenchendo nos campos IES de destino e IES de origem, os nomes das IES da análise anterior. Veja o relatório completo aqui.
Quando colocamos em ver por modalidade, tanto na origem quanto no destino, podemos observar que o maior percentual de alunos migrou da modalidade presencial para a educação a distância. Um total de 1.279 alunos, representando 61,85% do total de migrantes.
Considerações finais
Esse resultado pode confirmar uma tendência que já se consolidou no mercado educacional, muitos alunos migrando seus estudos do presencial para o EAD. Mas, não é só isso que o Indicador Predefinido Migração pode demonstrar. Com ele, você também pode analisar os mais diversos cenários, como o da concorrência. Definindo uma IES de origem e assim descobrindo quais são as IES de destino. Essa análise pode ser feita em um único relatório, como neste exemplo, em que buscamos o destino dos alunos da PUC-RS.
Com o Predefinido Migração, você pode ir ainda mais a fundo na análise e testar inúmeras relações para encontrar os mais variados cenários. Ao localizar o destino dos alunos, podem ser traçadas estratégias mais eficazes para a retenção destes mesmos estudantes.