Em um mercado cada vez mais complexo e competitivo, monitorar a concorrência é estratégia essencial para obter os melhores resultados. Através dela, é possível obter informações valiosas que podem ser utilizadas para aperfeiçoar aspectos importantes da sua instituição e assim diferenciar-se em seu mercado.
Como mencionam os autores James McGee e Laurence Prusak, em seu clássico livro Gerenciamento Estratégico da Informação:
“Numa economia de informação, a concorrência entre as organizações baseia-se na capacidade de adquirir, tratar, interpretar e utilizar a informação de forma eficaz.” (McGee; Prusak 1994, p.03).
Ou seja, é o acesso e a leitura correta dos dados que permitem algumas organizações saírem na frente das demais. Além disso, o uso certeiro das tecnologias garante também às empresas a criação de estratégias de marketing mais efetivas, gerando produtos e serviços mais adequados ao seu público.
Vejamos a seguir 5 benefícios que a sua IES pode obter através do monitoramento constante da concorrência:
Índice
Melhora a tomada de decisão
Tomar decisões nem sempre é uma tarefa nada fácil. Nesse artigo aqui, nós falamos sobre as etapas que envolvem o processo da tomada de decisão e como essa tarefa é importante para qualquer empresa. Monitorar e analisar as estratégias de seus concorrentes faz com que você tenha uma base do que funciona na prática dentro do seu mercado, agregando novas metas e objetivos ao seu planejamento. Dessa maneira, fica mais fácil saber quais serão os próximos passos em uma possível crise, ou até mesmo, identificar novas oportunidades com mais eficácia.
Ajuda a descobrir oportunidades e antecipar possíveis ameaças
Como mencionado no tópico anterior, monitorar a concorrência permite que você esteja atento(a) e descubra de maneira rápida possíveis crises em seu setor, antecipando-se às adversidades. Da mesma maneira, é possível identificar tendências em primeira mão e com mais agilidade, garantindo uma vantagem competitiva.
Melhora o seu posicionamento
Conhecendo a fundo os seus concorrentes, você desenvolve um posicionamento seguro e eficaz. Uma IES pode se posicionar com um portfólio muito variado de cursos, por exemplo, porém, seu atendimento pode ser ruim e pouco humanizado. Nesse sentido, isso pode significar uma oportunidade a ser explorada, portanto, aproveite a chance se ela surgir!
Auxilia na precificação
Com o monitoramento dos dados dos seus concorrentes você facilita a precificação e se mantém competitivo, desenvolvendo estratégias mais assertivas e condizentes com o mercado. Para isso, você pode contar com ferramentas como o Mercadoedu e a nossa Pesquisa Nacional de Preços para obter insights poderosos. Veja esse artigo aqui sobre a precificação das IES para compreender melhor.
Amplia a capacidade de inovação
Inovar é estar à frente dos demais e criar novas maneiras de conceber um produto ou serviço. Quando você está atento(a) aos padrões de comportamento de outras empresas, cria possibilidades de produzir novas formas de inovar e assim se destacar em meio aos demais.
Estes foram apenas alguns dos benefícios que o monitoramento da concorrência pode oferecer a sua organização. E você, o que tem feito para ficar de olho neles no mercado? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco.